João M. S. Bibar queria comprar um carro novo. Depois de várias pesquisas sobre o cenário automobilístico atual e, após comparar modelos com motor à combustão e híbridos, o que mais interessou a ele foram os carros totalmente elétricos. “É a vivência de uma nova experiência, ao dirigir e incentivar um novo conceito (de mobilidade) que visa mudar a utilização de combustíveis fósseis e que incentive a mudança da matriz energética do país é um conceito que me agrada muito”, afirma ele.

VEJA TAMBÉM:

Você sabe o que são os carros elétricos?

O momento para a decisão não poderia ser melhor para a decisão, na época, o governo do Paraná havia dado isenção para o pagamento do IPVA para carros elétricos. Esta iniciativa também correu em outros estados e interessou ainda mais os brasileiros, fato perceptível nos dados divulgados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), segundo os quais, 93.247 Veículos Elétricos (VE) - leves - foram vendidos no Brasil em 2023. Um destes carros foi parar na garagem de João Bibar.

João Bibar e sua família adquirindo seu carro 100 % elétrico
João Bibar e sua família adquirindo seu carro 100 % elétrico | Foto: Arquivo pessoal

Bibar é executivo de uma empresa de tecnologia na área de entretenimento e adquiriu seu primeiro carro elétrico em novembro do ano passado e sente a diferença entre outras propostas de carros: “a diferença para o carro à combustão é brutal, tanto nas características do carro, tais como toque, ruído e tecnologia embarcada”.

Mesmo com esta empolgação, Bibar, também, conheceu as preocupações de alguém com um veículo 100% elétrico: o carregamento.

Essa é uma das principais dúvidas de quem pensa em comprar um modelo elétrico. “O senso comum leva a crer que carregar as baterias de um carro é algo de muito consumo, que afetará muito os custos de energia e que isso pode danificar o sistema elétrico do prédio. Além disso, ainda contamos com a falta de educação das pessoas nos supermercados e shoppings, que não respeitam as vagas com carregadores para carros elétricos.”

Davi Bertoncello adquiriu seu primeiro carro 100% elétrico por assinatura enquanto criava o protótipo do que hoje é o aplicativo Tupinambá que ajuda os condutores de veículos elétricos a encontrarem pontos de carregamento.

*Supervisão de Patrícia Maria Alves, editora.

CONTINUE LENDO:

Aplicativo auxilia donos de carros elétricos a encontrarem pontos de carregamento

(SPOILER: Londrina tem oito pontos)