Um carro elétrico ou um veículo elétrico (EV) é, segundo a definição do Departamento de Energia dos Estados Unidos (Energy Efficiency & Renewable Energy - EERE), um veículo que se move com a energia elétrica. Simples assim, porém seu funcionamento é mais complexo.

O professor da UTFR, Genaro Mamani Gilapa, coordena o projeto de construção de veículos protótipos de eficiência energética e explica a diferença entre um carro a combustão e um elétrico. "O carro a combustão utiliza derivados do petróleo, combustíveis fósseis e transforma a queima dessa energia em energia mecânica, energia do movimento que permite a movimentação de um veículo". Gilapa lembra, também, quee o álcool, combustívei de origem vegetal, também cumpre essa função porém a eficiência energética depende muito da evolução do motor. Da queima do combustível apenas 20 a 40 por cento é aproveitada para a movimentação do veículo. No caso dos carros elétricos, o professor explica que a energia é armazenada em baterias e a eficiência atinge quase 90% de aproveitamento.

Os carros elétricos disponíveis, hoje, no mercado se dividem em três tipos:

Veículos totalmente elétricos (VE)

Os veículos totalmente elétricos, também chamados de veículos elétricos a bateria, possuem uma bateria que é carregada conectando o veículo a um equipamento de carregamento. Esses veículos sempre operam em modo totalmente elétrico e têm autonomia típica de 150 a 400 milhas.

Raio X de um carro totalmente elétrico
Raio X de um carro totalmente elétrico | Foto: AFDC

Veículos elétricos híbridos plug-in (VEHP)

Os PHEVs são movidos por um motor de combustão interna e um motor elétrico que utiliza energia armazenada em uma bateria. Os PHEVs podem operar em modo totalmente elétrico (ou de esgotamento de carga). Para permitir a operação em modo totalmente elétrico, os PHEVs requerem uma bateria maior, que pode ser conectada a uma fonte de energia elétrica para carregar. Para apoiar as necessidades diárias típicas de viagem de um condutor, a maioria dos PHEVs podem viajar entre 32 e 64 quilómetros apenas com eletricidade e depois funcionarão apenas com gasolina, semelhante a um híbrido convencional.

Veículos Elétricos Híbridos (VEH)

Os HEVs são movidos por um motor de combustão interna e um ou mais motores elétricos que utilizam energia armazenada em uma bateria. O veículo é abastecido com gasolina para operar o motor de combustão interna, e a bateria é carregada por meio de frenagem regenerativa, e não por conexão.

Os carros elétricos possuem algumas características importantes:

  1. Motor Elétrico: Em vez de um motor a combustão, o carro elétrico é impulsionado por um motor elétrico. Esse motor utiliza energia elétrica para gerar movimento.
  2. Bateria Elétrica: Os carros elétricos possuem uma bateria que armazena a energia elétrica necessária para o funcionamento do veículo. Essa bateria pode ser recarregada em tomadas elétricas.
  3. Regulador do Motor: O regulador capta a energia da bateria e a transmite para o motor elétrico, controlando a potência e velocidade do veículo.

Uma das grandes vantagens dos carros elétricos é a redução da poluição ambiental, já que não emitem gases poluentes durante o funcionamento. "É a energia mais limpa do planeta da qual o produto gerado ao final é água", comenta o professor Gilapa . Além disso, eles contribuem para a sustentabilidade, e reduzem o consumo. "O maior custo de um carro elétrico é sem dúvida nenhuma a sua bateria. O custo de manutenção de um carro à combustão é mais caro devido aos inúmeros componentes mecânicos que tem o motor. O motor elétrico é basicamente um motor e um kit de baterias que podem ser carregadas com energias renováveis, como as geradas pelas hidreléticas, a energia solar e a eólica. "No caso de nossos carros elétricos, ele vai ser movimenado por uma célula de combustível a hidrogênio. Essa célula de combustível pega o hidrogênio e vai gerar energia elétrica, calor e como produto vapor de água. Na Europa, existem alguns veículos de transporte público, por exemplo, que são movimentados por células de combustivel. No Brasil, há uma previsão que em 2030, comece a implantação de carros elétricos movidos por células de combustível à hidrogênio", finaliza.