Uma das maiores preocupações para os donos de carros elétricos é na hora de carregar seu automóvel; pensando nisso, alguns recursos já foram criados para melhorar a experiência destes motoristas. O aplicativo “Tupinambá” é um exemplo disso. Lançado em 2019, o app tem como objetivo auxiliar os usuários a encontrarem pontos de carregamento para carros elétricos a partir da rota desejada.

A plataforma também permite que seus usuários verifiquem quais pontos estão disponíveis no momento, além de verem todas as informações sobre o tipo de plugue e até mesmo a potência do carregador. O motorista também pode traçar a melhor rota a seguir e reservar a vaga no carregador elétrico antes de dirigir até o ponto.

Em pesquisa no aplicativo, a reportagem da FOLHA encontrou oito pontos de carregamento disponíveis em Londrina e um em Cambé (Região Metropolitana de Londrina).

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As ferramentas do aplicativo buscam melhorar a experiência dos donos de carros elétricos e ao longo do tempo, foram pensadas a partir de uma experiência própria. Aproximadamente na mesma época de criação da Tupinambá, o fundador e CEO da empresa, Davi Bertoncello, adquiriu seu primeiro carro 100% elétrico por assinatura e a partir de dificuldades vividas com ele, pode pensar em como melhorar a experiência de outros motoristas de veículos elétricos.

“Eu já tive situação de deixar um carro, não conseguir carregar e ver no WhatsApp que a empresa atendia somente de segunda à sexta, mas eu estava tendo um problema no sábado. Então claro que sentir essas dores no dia a dia faz com que a gente consiga antecipar as dores que podem ser mais comuns”, conta o fundador da Tupinambá.

O aplicativo funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana e já está começando a se expandir para além do território brasileiro, “hoje em dia já estamos juntos com os principais parceiros e investidores levando essa tecnologia primeiro para a América Latina. Então, estamos presentes já na Argentina e Paraguai, e, entrando agora também no Chile, Colômbia e México; e discutindo outras entradas possíveis também fora da América Latina”.

O aplicativo está disponível tanto pelo Google Play quanto pela App Store.

*Supervisão de Patrícia Maria Alves, editora.

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