BYD anuncia a primeira picape híbrida da marca: BYD Shark
Com design inspirado em tubarões, o modelo deve estrear em outros países em breve
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 16 de maio de 2024
Com design inspirado em tubarões, o modelo deve estrear em outros países em breve
Reportagem local
A marca chinesa BYD (Build Your Dreams) tem crescido como uma das principais fabricantes de automóveis ecológicos no mundo. Com o intuito de crescer ainda mais no ramo, eles continuam lançando novos modelos; o da vez é o BYD Shark, uma picape híbrida lançada oficialmente há poucos dias na Cidade do México. O modelo será anunciado em breve em outros países, como no Brasil, mas desde já é tido pela marca como uma forma de revolucionar o mercado automobilístico.
O novo modelo é um carro híbrido, ou seja, sua mobilidade pode ser tanto por combustão, quanto por energia elétrica, mais especificamente via plug-in, que permite que a bateria seja carregada por uma fonte externa. A BYD Shark recebeu esse nome pois seu design foi inspirado em tubarões. Com sua estética elaborada pelo Diretor de Design da marca, Wolfgang Egger, a picape possui uma luz de led atravessa toda a frente do veículo, remetendo à boca aberta de um tubarão, além das linhas fluidas nas laterais, relacionada ao movimento de um tubarão nadando em águas profundas, entre diversas outras características.
Em seu interior, proposto por Michele Jauch-Paganetti, Diretor de Design de Interior, algumas ferramentas são disponibilizadas e deixam o modelo ainda mais tecnológico, tais como uma tela multimídia giratória e o painel de instrumentos LCD. Tais fatores dão uma modernidade a mais, além da experiência espaçosa proporcionada ao condutor, já que, na parte externa, o modelo tem uma distância entre eixos de 3.260 mm, com uma proporção de 59,7% de distância entre os eixos do carro.
Leia mais:
O veículo conta também com tecnologias que compõem a experiência de condução da picape, como um motor de alta potência de 1.5T, junto ao sistema híbrido EHS, podendo atingir a potência máxima de 430 cavalos. Com novas tecnologias, a picape também pode equilibrar a distribuição de torque nas rodas em milissegundos, sendo uma boa opção para viagens em estradas.
A economia de combustível também é outra característica presente no veículo; comparada a outras picapes movidas a combustível, a BYD Shark demonstrou redução de 40% no consumo. Além disso, como o carro é modelo híbrido plug-in, também possui mobilidade elétrica, uma entre as várias tecnologias que compõem o veículo.
Seguindo pelo caminho da modernidade, o modelo também permite que os donos do carro gerenciem à distância algumas ferramentas do carro, a partir do aplicativo BYD. Pelo app, é possível executar funções como ativar o ar condicionado e ajustar o aquecimento dos bancos. O celular também pode ser usado inclusive para abrir as portas da picape, permitindo que o acesso seja feito por um smartphone ou outros dispositivos, a partir da tecnologia de chave digital NFC.
A BYD Shark é a primeira picape híbrida da montadora chinesa, que afirma que o modelo pode revolucionar o mercado sustentável automobilístico. O veículo chega inicialmente ao mercado mexicano e, em breve, será lançado em outros países e continentes.