Imagem ilustrativa da imagem Garcia de peito aberto
| Foto: Divulgação

O ídolo do Londrina Carlos Alberto Garcia terá a sua biografia lançada no dia 13 de junho. Além do livro "O Bem-Amado", será lançado também um documentário sobre a vida do ex-jogador, que marcou 86 gols com a camisa do Alviceleste e é o terceiro maior artilheiro da história do clube.

Imagem ilustrativa da imagem Garcia de peito aberto
| Foto: Divulgação

A obra impressa tem 224 páginas e relembra a trajetória do ídolo desde os tempos de infância na pequena Flórida Paulista (SP), passando pelo começo no Corinthians e da sua vinda para o Londrina, em dezembro de 1975. Nada ficou de fora, nem mesmo as polêmicas da carreira e o momento mais triste de sua vida, quando perdeu precocemente a esposa Sonia.

Leia também

Ídolo do LEC, Garcia é imortalizado com estátua

Carlos Alberto Garcia é cidadão do Paraná

"Li e gostei muito. É muita emoção e só tenho que agradecer", comentou Garcia. "Jamais imaginei que alguém ia escrever um livro da minha história. Além da minha trajetória no futebol, fala também após o encerramento a minha carreira, do período como vereador, como presidente do Londrina", ressalta.

Garcia teve duas passagens pelo Londrina e se destacou na conquista do título paranaense de 1981, marcando o gol da vitória sobre o Grêmio Maringá na final, e na campanha do Brasileiro de 1977, sendo um dos artilheiros do maior time da história azul e branca. "O trabalho de pesquisa para o livro foi muito bom e traz coisas que nem eu sabia, como quando fui para o Vasco e o Flamengo também queria me contratar", frisa. Além do LEC, Corinthians e Vasco, Garcia atuou ainda no Grêmio de Maringá e ABC (RN).

MERECIMENTO

O livro é de autoria dos jornalistas Thiago Mossini e Weslley Lemos e o documentário tem produção do também jornalista Guilherme Vanzela.

Mossini lembra que foram anos para convencer Garcia a contar a sua história, já que o ex-jogador acreditava não merecer uma biografia. "É uma honra e um orgulho muito grande escrever sobre a vida e a história do Garcia. Primeiro por ser o maior ídolo do Londrina e um dos maiores jogadores do futebol paranaense. E depois porque é um cara referência para todos, não só como jogador, mas como homem. Exemplo de pai, ao perder a esposa e ficar com duas filhas pequenas, de homem público, de generosidade e retidão", comenta. "Garcia não vetou nada no livro e foi de peito aberto para contar a sua história. Espero que sirva de exemplo para muita gente".

Para Weslley Lemos, escrever sobre Garcia reforçou sua idolatria pelo ex-craque. "Não vi o Garcia em campo, já que nasci em 1994. Mas tive o privilégio de ter ele como meu amigo e contar essa história cheia de capítulos interessantes. Espero que todos que também não tiveram a oportunidade de acompanhar o Bem-Amado em campo, mas sempre souberam que era o maior ídolo do Londrina Esporte Clube, leiam o livro. Tenho certeza de que serão fãs dele, da mesma forma que hoje eu sou", diz.

Responsável pelo documentário, Guilherme Vanzela destaca a energia positiva que foi conviver com o ídolo durante a produção. “Foi um projeto trabalhoso, mas muito prazeroso. A energia do Garcia é algo que contagia e isso reflete no trabalho. Claro, foi um desafio enorme sintetizar uma vida em 36 minutos, mas fiquei bem feliz com o resultado e espero que as pessoas gostem”, revela.

LANÇAMENTO

O lançamento do livro "O Bem-Amado" e do documentário ao público será na segunda-feira (13), às 19h30, na sala 2 do Cinesystem do Londrina Norte Shopping. O livro custa R$ 50,00 e pode ser encomendado pelo WhatsApp (43) 99631-1686. Estará à venda também no site www.garciaobemamado.com.br.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link