A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (9), em primeiro turno, a concessão do título de cidadão honorário do Paraná ao ex-jogador do Londrina Carlos Alberto Garcia. O projeto de lei, dos deputados Tercílio Turini (CDN) e Luiz Claudio Romanelli (PSB), reafirma que Garcia é um dos maiores ídolos da história do Tubarão, estimado pela torcida e saudado pelos londrinenses. A proposta será votada em mais três turnos e depois segue para sanção do governador Ratinho Junior (PSD).

Imagem ilustrativa da imagem Carlos Alberto Garcia é cidadão do Paraná
| Foto: Alep

"Onde quer que esteja, Carlos Alberto Garcia sempre demonstra sua paixão pelo LEC e também pela cidade que o acolheu na década de 1970, quando chegou para jogar no Tubarão, emprestado pelo Corinthians. Pessoa bastante simpática, atenciosa e de muitos amigos, é respeitado pelo caráter e honradez", diz a justificativa dos deputados.

Tercílio Turini e Romanelli ainda destacam que além de comunicativo, o ex-jogador está sempre à disposição para falar sobre sua carreira no Londrina, equipe que defendeu por três vezes com 89 gols marcados. "Também conhecido como o 'Bem Amado' por jogar beijos para torcida em suas comemorações, Garcia protagonizou momentos históricos na vida do Tubarão".

Ídolo do Tubarão

Em 1981, Carlos Alberto Garcia marcou o gol que garantiu o título de campeão paranaense; em 1977, na lendária campanha que levou o Londrina ao quarto lugar no campeonato brasileiro, marcou sete gols e consolidou a sua condição de ídolo da torcida e da cidade. "Toda garra, emoção e vontade de vencer que marcaram sua trajetória dentro do campo igualmente se sobressaem na relação apaixonada que Carlos Alberto Garcia mantém com o Tubarão como torcedor", afirmam os deputados.

"São de arrepiar as imagens do ídolo chorando na arquibancada, após a vitória do LEC sobre o Vasco por 3 a 0 na última rodada do campeonato, no dia 28 de novembro, garantindo a permanência do clube na Série B do Brasileirão. Lágrimas de alegria e de alívio, sentimentos vindos do coração, completa expressão de quem estava agoniado e deixou aflorar o verdadeiro amor pelo Tubarão, não se importando em extravasar e chorar ao lado da torcida que comemorava o importante resultado. Foi uma declaração pública de como o Londrina é relevante na vida do ídolo", lembram Turini e Romanelli.