Em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) as aulas presenciais serão iniciadas na terça-feira (8) para cerca de 5.600 alunos. Apenas para o berçário um e dois, em que as crianças têm meses de vida, o envio para a creche será opcional. No ensino infantil os centros que são parciais e integrais vão retornar cada um no seu formato.

Servidores da Educação participam da Semana Pedagógica em Ibiporã
Servidores da Educação participam da Semana Pedagógica em Ibiporã | Foto: Jean Moledo - Núcleo de Comunicação PMI

Já no fundamental a volta será totalmente parcial. As salas que tinham aulas durante todo o dia foram divididas entre manhã e tarde. A secretaria municipal de Educação informou que essa alteração momentânea ajuda a ter menos crianças num mesmo espaço, em especial no horário de almoço. Ao todo são 30 unidades educacionais e quase 600 professores. Entre as novidades para este ano está a primeira escola pública bilíngue do Paraná

, que vai funcionar no Complexo Educacional Municipal Professora Ivanildes Gonçalves, no jardim Santa Paula. “Cerca de 30% da grade será ensinada em inglês, começando do berçário. O ápice desse projeto será no retorno do integral no complexo”, indicou Antonio Prata Neto, secretário municipal de Educação.

LEIA TAMBÉM:

+ Volta às aulas em Londrina terá ensino presencial facultativo

+ Cambé e Rolândia começam ano letivo no formato 100% presencial

PARCERIA COM UEL

Por meio de uma parceria com a UEL (Universidade Estadual de Londrina) 150 estagiários vão colaborar no processo de alfabetização dos alunos. “Também estamos começando a implantar laboratórios de inovação, com robótica, eletrônica e programação para os alunos do fundamental. Todas as escolas do fundamental também vão contar com apostilamento, recebendo o mesmo material da rede particular”, detalhou. Os educadores estão desde quarta-feira (2) recebendo capacitação para o uso das apostilas.

O município também está instalando climatizadores nas 375 salas de aula. A expectativa é finalizar o trabalho até junho. “Ficamos um longo período sem aulas presenciais e essa volta está sendo com segurança, com preocupação com as medidas de prevenção. Adotados tudo que foi recomendado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e secretaria municipal de Saúde, promovendo espaçamento, ventilação dos espaços. Não acredito que teremos dificuldades”, pontuou o prefeito José Maria Ferreira.

PROTEÇÃO

Ibiporã está vacinando crianças a partir dos cinco anos sem comorbidades e a indicação é para que as famílias procurem as doses. “Não vamos exigir ‘passaporte’ (da vacina). É questão de consciência dos pais. A vacina é para a criança ter uma segurança a mais. Estamos confiantes na grande adesão pelo índice vacinal que já temos na comunidade”, relatou Ferreira. “A vacina é eficaz e salva vidas, inclusive das crianças”, reforçou Prata Neto.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.