A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgou nesta quarta-feira (2), um balanço da vacinação de crianças entre 5 a 11 anos no Paraná, com base nos dados informados pelas 22 Regionais de Saúde. No período de 15 a 31 de janeiro, foram aplicadas pelo menos 133.700 vacinas contra a Covid-19 no público infantil.

Imagem ilustrativa da imagem Assaí e Ibiporã começam a vacinar crianças com cinco anos
| Foto: Gilson Abreu/AEN

Considerando o número total de aplicações, estima-se que o Estado tenha atingido 12,4% da população de 5 a 11 anos com a primeira dose. Segundo o Ministério da Saúde, o Paraná possui 1.075.294 crianças nesta faixa etária. Na 17ª Regional de Saúde, que envolve Londrina e outros 20 municípios, o número de doses aplicadas chega a 9.917 entre crianças com comorbidades e/ou deficiência permanente e público geral.

ASSAÍ

Mas ainda não são todos os municípios que estão aplicando as vacinas em crianças com cinco anos, sem comorbidades. Na Região Metropolitana de Londrina, as cidades de Assaí e Ibiporã avançaram na imunização infantil. Em Assaí, a vacinação em meninos e meninas a partir dos cinco anos, cadastradas no site da Prefeitura, teve início na segunda-feira (31).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jorge Torquato Junior, quase 50% das crianças (entre 5 a 11 anos) já receberam a primeira dose. A estimativa da pasta é de que a cidade tenha cerca de 900 crianças nesta faixa de idade. “A procura está além do que esperávamos. Já vacinamos 466 crianças. Alguns pais ainda estão preocupados sobre a confiabilidade das vacinas, mas aos poucos estão nos procurando porque observam que nenhuma criança vacinada teve reação adversa grave. A vacina nos adultos também já se mostrou muito eficaz e isso ajuda ainda mais na questão de confiabilidade para as famílias”, destaca.

Por conta da utilização do estoque disponível, a vacinação de crianças foi interrompida em Assaí nesta quarta, até que novas doses cheguem à cidade. A previsão, segundo Torquato, é de que uma nova remessa seja disponibilizada até o final desta semana. A vacinação infantil é realizada no Posto de Saúde Central, das 8h às 15h, e os pais e responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação das crianças, CPF ou Cartão SUS.

LEIA TAMBÉM:
+ Londrina libera vacinação para crianças a partir de 7 anos

+ Covid: pais devem explicar medidas sanitárias às crianças

IBIPORÃ

Em Ibiporã, as vacinas em crianças do público geral, a partir de cinco anos, começaram a ser aplicadas nesta quarta, no posto de saúde Central, o Postão, das 8h às 17h. É preciso cadastrar e agendar a vacinação, no site da Prefeitura. O município estima vacinar 680 crianças nesta idade.

No primeiro dia de imunização neste público, 36 doses já haviam sido aplicadas pela manhã, de um total de 111 agendamentos. Ao todo, Ibiporã já imunizou 862 crianças (entre 5 e 11 anos) com a primeira dose, desde o dia 18 de janeiro.

A expectativa da secretaria municipal de Saúde é de que a procura pela vacina se intensifique nos próximos dias, com o retorno das aulas presenciais. “No início, a procura pela imunização de crianças foi bem lenta, com muito receio por parte dos pais e responsáveis, mas com o passar dos dias, tendo em vista a aproximação das aulas e o registro de pais nas redes sociais, mostrando os filhos sendo vacinados, a gente percebe uma mudança. Muitos estão entendendo que o benefício é bem maior que o risco”, diz a secretária da pasta, Leiliane de Jesus.

Ao todo, Ibiporã tem cerca de cinco mil crianças nesta faixa etária. “É importante reforçar que os pais devem trazer seus filhos com certidão de nascimento para aquelas que ainda não tem RG, com carteirinha de vacinação e na ausência dos pais, que os mesmos assinem um termo de autorização para que uma outra pessoa posso trazer a criança. Não vamos perder essa oportunidade. Antes de termos a vacina, a gente já tinha os cuidados de higiene e agora temos mais uma ferramenta de proteção para as crianças que é a vacina”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Assaí e Ibiporã começam a vacinar crianças com cinco anos
| Foto: Isaac Fontana - FramePhoto - Folhapress

NOVAS DOSES

O MS (Ministério da Saúde) destinou quatro remessas de vacinas pediátricas ao Paraná, somando 601.360 doses. Os dois primeiros lotes continham 65,5 mil Pfizer cada e o terceiro somava 118.280 CoronaVac (para esquema vacinal completo, metade para primeira dose – D1 e metade para segunda aplicação – D2) e outras 95,2 mil Pfizer.

Destas, 59.140 CoronaVac D2 permanecem armazenadas no Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná). Até o momento, 285.340 vacinas infantis foram distribuídas aos municípios. O quarto e último lote já confirmado para o Paraná é composto por 97 mil doses da Pfizer, recebidas na noite de terça-feira. Outras 159.880 CoronaVac devem chegar ao Estado nesta quarta e serão destinadas para primeira aplicação (D1). (Com AEN)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.