Curitiba - Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o afrouxamento nas regras de isolamento social, o verão 2022 traz novas possibilidades de férias e lazer. As viagens e os passeios que tiveram de ser suspensos em função da pandemia estão de volta ao planejamento de muitas famílias.

Imagem ilustrativa da imagem Verão pede alimentos leves e muita água
| Foto: iStock

Para a maioria dos brasileiros, a possibilidade de sair da rotina e aproveitar os dias ao ar livre, na praia ou no campo, é animadora, mas especialistas alertam: é preciso evitar excessos e redobrar os cuidados com a alimentação, hidratação, exposição ao sol e atividades físicas. As altas temperaturas da estação podem comprometer a saúde.

Coordenadora dos cursos de Saúde do UniCuritiba, Maria Fernanda Koch Temporal ensina que o verão pede alimentos leves e frescos, sucos naturais e muita água. “A hidratação é fundamental e a alimentação deve ser equilibrada e rica em nutrientes presentes nas comidas in natura. Verduras cruas e frutas são boas opções.”

A mesa farta nas ceias de Natal e Réveillon é uma tentação, reconhece a professora, mas nem por isso é preciso abusar. O segredo está no equilíbrio. “É possível experimentar todas as delícias desta época de festa. Basta moderação, inclusive no consumo de bebidas alcóolicas, que são altamente calóricas.”

LEIA TAMBÉM:

- Londrina e região deverão ter verão quente e com poucas chuvas

Para aproveitar a estação e as férias sem problemas, a especialista dá algumas orientações.

1. As celebrações de Natal e Ano Novo costumam ser fartas. Restrinja a ingestão de calorias como doces, gorduras, refrigerantes e bebidas alcóolicas após as festas. No dia a dia, prefira frutas, verduras frescas e carnes magras.

2. Se exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e doces durante as festividades, modere nos dias seguintes. Dê preferência ao consumo de água e sucos naturais.

3. O organismo precisa de água para funcionar bem. No verão, essa necessidade aumenta. Para evitar a desidratação, é importante ter sempre uma garrafinha de água por perto.

4. Consuma no mínimo 30 ml de água por quilo de peso corporal durante o dia. O ideal é que a água seja fervida ou filtrada.

5. Para garantir que o corpo tenha os nutrientes necessários, troque o refrigerante, as bebidas industrializadas e os sucos em pó ou caixinha por água de coco natural ou suco de fruta, também natural.

6. As máscaras usadas como prevenção à Covid-19 podem aumentar a sensação de calor e provocar mais sede. Capriche na hidratação.

7. As férias e o calor favorecem a prática de atividades físicas. Se for ao ar livre, prefira o início do dia, fim de tarde ou noite. Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h.

8. No verão, não deixe de usar protetor solar. O sol nos horários de pico envelhece as células e aumenta os riscos de câncer de pele e queimaduras.

9. Use boné, óculos de sol, chapéu, guarda-sol e reaplique o protetor solar de tempos em tempos ou sempre que sair da água.

10. Cuide de si e de seus familiares. Idosos e crianças são mais sensíveis e, por isso, devem se hidratar e se alimentar de forma saudável e natural.

11. Na praia, não consuma produtos gordurosos ou perecíveis, sujeitos a estragar quando expostos ao calor. Prefira frutas, picolés e água.

12. Em casos de insolação, hidrate-se e procure um lugar fresco, com sombra e ventilação. Se tiver dor de cabeça, tontura, febre ou confusão mental, procure assistência médica. (Com informações da UniCuritiba)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1