Quem vive ou passa boa parte do tempo no Norte do Paraná, principalmente em Londrina, sabe que a região é um combo de estações: o dia começa frio, a tarde esquenta bastante e a noite volta a ficar fresco. Às vezes até chove entre uma mudança e outra. Mas a partir da chegada do verão, que começa oficialmente nesta terça-feira (21) e vai até 20 de março do ano que vem, a expectativa da climatologia é de um período quente e com poucas chuvas.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina e região deverão ter verão quente e com poucas chuvas
| Foto: Gustavo Carneiro - 08/12/2021

Apesar do verão ser conhecido como a estação mais chuvosa do ano, a influência do fenômeno La Niña deve alterar essa característica. “Estamos sob efeito desse fenômeno atmosférico desde a primavera e vai se intensificar no verão. Ele influência na temperatura, as chuvas são mais em forma de pancadas, isoladas e irregulares. Não está descartado risco de estiagem”, alertou a agrometeorologista Angela Costa, do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) do Paraná.

Já as temperaturas altas não devem dar trégua. “Se falta chuva diminui a nebulosidade e tem mais radiação disponível. Por consequência as temperaturas são mais altas”, explicou a especialista, que também destacou que o La Ninã pode perdurar até o início do outono, reforçando a possibilidade de um período maior de estiagem.

A região de Londrina enfrenta desde o fim de 2018 a falta das chuvas, com média climatológica ficando sempre abaixo do esperado. Neste ano, por exemplo, apenas nos meses de março, maio e outubro choveu acima da média. O acumulado de 2021, até esta penúltima semana do ano, é de 1.272 milímetros de chuva. A estimativa era encerrar este ano com 1.632. Ou seja, se não chover em um volume expressivo nos próximos dias o ano deve fechar com um déficit de 360 milímetros.

“A falta de chuva afeta vários setores. A água é fundamental para a agricultura e a saúde e se falta nos rios e lagos gera problemas. Além disso, a umidade relativa do ar fica bastante baixa, gerando problemas respiratórios, ressecamento da pele e da mucosa”, elencou.

LEIA TAMBÉM: Enfim o Verão! Confira 5 atividades gratuitas para fazer em Londrina

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), até o final de dezembro existe previsão de chuva em Londrina apenas na segunda (27) e quinta-feira (30) da próxima semana, porém, em forma de pancadas. No fim de semana, por exemplo, o termômetro deve chegar a 35ºC na cidade.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.