A secretaria municipal de Recursos Humanos de Londrina promove a palestra “Vamos falar de vida?” nesta terça-feira (27), das 15 às 17, no auditório da prefeitura municipal (avenida Duque de Caxias, 635). A ação, que será conduzida pela equipe do CVV (Centro de Valorização à Vida), faz parte da programação do Setembro Amarelo 2022: a vida é a melhor escolha, de prevenção ao suicídio.

O público-alvo são os servidores municipais, mas qualquer cidadão pode participar. Para isso, é necessário se inscrever por meio da Escola de Governo de Londrina, com a chave de inscrição VFV-2022.

A assistente social da SMRH, Marcelle Diorio de Souza, disse que a abordagem geral da palestra será sobre a prevenção ao suicídio e o papel do CVV. “A equipe falará sobre a importância de quebrar esse tabu de falar sobre suicídio e sua prevenção, e de estimular as pessoas a conversarem sobre suas emoções, durante o ano todo, e a oferecer ajuda a quem precisa”, disse.

Segundo Souza, a palestra também vai informar sobre o movimento Setembro Amarelo, que surgiu com o objetivo de conscientizar a sociedade deste problema de saúde pública e da necessidade de políticas de prevenção. “Também chamar a atenção para falar sobre suicídio, mas com responsabilidade, informação e empatia”, completou.

LEIA TAMBÉM:

= Saúde mental: a importância de seguir com os tratamentos

= Idoso do PR tem reversão de sintomas de Alzheimer com óleo de cannabis

POTE DE INSPIRAÇÃO

Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos realiza ações relativas ao Setembro Amarelo, entre elas o Pote de Inspiração. Por meio desta iniciativa, a SMRH disponibilizou um “pote de inspiração”, na recepção da secretaria, que contém, em seu interior, diversas frases inspiradoras para que o servidor e outras pessoas possam retirar, com o objetivo de trazer reflexão, conscientização e motivação para o dia a dia. “As pessoas estão participando, pegando as frases e publicando. Além disso, vários locais também aderiram a proposta”, contou assistente social da SMRH.

SETEMBRO AMARELO

A campanha é realização da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. O principal objetivo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, são cercas de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Praticamente a totalidade deles estão relacionados a doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. (Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1