Curitiba - Fadiga, depressão, dificuldade de concentração, dores intensas. Além dos efeitos no pulmão, cérebro e coração já relatos em diferentes estudos, a infecção pelo novo coronavírus também pode se manifestar na derme. Por isso, pesquisadores da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) se uniram a cientistas de outras quatro universidades brasileiras - Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista), UFG (Universidade Federal de Goiás), UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), para investigar os efeitos do pós-Covid na pele.

Imagem ilustrativa da imagem Universidade do Paraná estuda efeitos da Covid na pele
| Foto: iStock

“Buscamos identificar as manifestações clínicas associadas a Covid-19 na derme. Já percebemos muitos casos de alopecia no pós-Covid, agora queremos também avaliar o efeito da infecção em pacientes que apresentam doenças de causa imunológica, como hanseníase, hidrosadenite supurativa e vasculopatia livedóide, por exemplo”, explica o dermatologista Caio Cesar Silva de Castro, professor da Escola de Medicina da PUCPR e pesquisador do Epicenter (Centro de Pesquisas Clínicas da PUCPR).

A pesquisa já conta com a participação de mais de 6 mil pacientes que tiveram Covid-19 e apresentaram ao menos uma manifestação na pele, como prurido, urticárias, aftas e queda de cabelo.

LEIA TAMBÉM:

- Sequelas da Covid: pacientes em Londrina relatam fadiga e desânimo

A fim de fomentar a pesquisa e obter resultados mais concretos, o grupo de pesquisadores busca voluntários contaminados ou com suspeita de infecção por Covid-19 para responder um questionário on-line. A participação no estudo “Aspectos cutâneos da síndrome pós-covid” pode ser realizada por meio de um site, de forma anônima, e leva menos de 5 minutos. Nenhum dado ou identificação pessoal é solicitado.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1