A água é essencial para a saúde humana. Todas as células do corpo precisam de água para funcionar corretamente, por isso é importante hidratar-se ao longo do dia. Mas não são apenas as bebidas que são benéficas. Muitas frutas e vegetais também são uma ótima fonte de água. Comer alimentos hidratantes especialmente durante o tempo quente, quando o corpo perde mais água e eletrólitos, pode ajudar a manter os níveis de hidratação e fornece vários nutrientes e fibras.

Confira sugestões da nutricionista funcional e fitoterapeuta Adriana Stavro, de São Paulo.

Imagem ilustrativa da imagem Melancia, pepino, morango: sabia mais sobre os alimentos 'ricos' em água
| Foto: iStock

MELANCIA - 92% DE ÁGUA

É uma fruta muito saudável e um dos alimentos mais hidratantes. Uma porção de 1 xícara de chá (150g em média) fornece aproximadamente 120 ml de água, além de fibras e nutrientes, incluindo vitamina C, A e magnésio. Além disso, a melancia é rica em antioxidantes, incluindo licopeno. Este composto é muito estudado por sua capacidade de reduzir o dano oxidativo nas células, que tem sido associado a enfermidades como doenças cardíacas e diabetes. É uma fruta baixa em calorias, apenas 46 Kcal por xícara de chá. O consumo de alimentos com baixa densidade energética tem relação a uma diminuição do peso corporal em indivíduos com sobre peso e obesos.

MORANGO - 91% DE ÁGUA

Além de muito hidratante, é uma fonte de compostos nutritivos, como açúcares, vitaminas, flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos. Todos eles exercem um efeito sinérgico e cumulativo na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Os fenólicos são capazes de neutralizar os radicais livres bloqueando sua produção, modular a expressão de genes envolvidos no metabolismo, sobrevivência, proliferação celular e defesa antioxidante.

MELÃO - 90% DE ÁGUA

Uma xícara de chá de melão (200g) fornece em média 100ml de água e 2g de fibras. Juntas (água e fibra) ajudam aumentar saciedade. O aumento do consumo fibras através da ingestão de frutas, vegetais, grãos inteiros e legumes ao longo da vida é muito importante para conter a epidemia de obesidade encontrada em países desenvolvidos e em desenvolvimento como o Brasil. A adição de fibras funcionais às dietas para perda de peso deve ser considerada uma ferramenta para aumentar o sucesso do tratamento.

PÊSSEGO - 90% DE ÁGUA

Também fornece vitaminas e minerais importantes, como A, C, B, potássio e antioxidantes. Em um estudo realizado em 2009 que avaliou o potencial antioxidante de cascas e carnes de pêssegos, os resultados mostraram atividade antioxidante em todas as concentrações testadas. Porém a atividade antioxidante foi ligeiramente maior na presença do ácido clorogênico. Ou seja, quanto mais ácido clorogênico maior potencial antioxidante.

LARANJA - 88% DE ÁGUA

É saudável e fornece água, fibras que aumenta saciedade, vitamina C que ajuda no sistema imunológico, antioxidantes que combatem doenças e potássio que desempenha papel importante na proteção contra hipertensão.

PEPINO - 95% DE ÁGUA

Saudável, gostoso e hidratante. Também tem pouca caloria e fornece uma pequena quantidade de alguns nutrientes, como vitamina K, potássio e magnésio.

ALFACE - 96% DE ÁGUA

Uma xícara de chá contém em média 50ml de água, além de 1g de fibra e folato. O folato é importante para mulheres grávidas, pois pode ajudar a prevenir defeitos congênitos do tubo neural. Além disso, é rica em vitaminas K e A, ambas importantes para manter a saúde dos ossos e sistema imunológico saudável.

ABOBRINHA - 94% DE ÁGUA

Além de água e fibra a abobrinha também contém vitamina C, que é essencial para um sistema imunológico, ela reduz a gravidade das reações alérgicas, combate infecções, ajuda na cicatrização de feridas e na manutenção de gengivas saudáveis. Além disso é essencial para o desenvolvimento e manutenção dos tecidos conjuntivos. A vitamina C também desempenha papel importante em várias funções metabólicas, incluindo a ativação da vitamina B, ácido fólico, a conversão do colesterol em ácidos biliares e do aminoácido triptofano no neurotransmissor serotonina.

TOMATE - 94% DE ÁGUA

O tomate tem um perfil nutricional incrível. Ele fornece uma quantidade significativa de vitaminas e minerais, incluindo A C, fibras e alguns antioxidantes, incluindo o licopeno. O licopeno foi estudado por seu potencial de reduzir o risco de doenças cardíacas e por ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata. (Com informações da nutricionsta)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1