Por meio de um projeto de biologia molecular inovador em saúde pública, a cidade de Maringá (Noroeste) está realizando testes gratuitos para homens e mulheres, que rastreiam até três anos antes a possibilidade de desenvolver câncer no colo do útero e câncer peniano.

A iniciativa é pioneira no Paraná e disponibiliza, neste momento, dois mil exames para mulheres e 500 para homens. O exame consiste em uma análise molecular capaz de detectar infecções pelo HPV (Papilomavírus humano) e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A realização desses exames é a etapa principal do Projeto Trial, criado pela secretaria municipal de Saúde e que envolve três ações: conscientização da importância dos testes de HPV com campanhas educativas nas Unidades Básicas de Saúde, coleta dos exames e acompanhamento dos pacientes e discussão dos resultados.

De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Aguilar Puzzi, os testes, que custam, em média mais de R$ 300 na rede privada, foram adquiridos pela Prefeitura Municipal por meio de licitação. As equipes de saúde passaram por um treinamento ao longo de 20 dias.

Os agendamentos começaram no início de fevereiro para as mulheres e, nesta semana, para o público masculino. “Na quinta-feira realizamos mais de 60 testes em homens e em mulheres já foram mais de 500 atendimentos. A expectativa é que tenha uma adesão muito boa da população e que, sendo a primeira cidade do Paraná a realizar essa ação, podemos ter futuras negociações, com mais investimentos para continuar não só como projeto, mas como política de saúde pública”, afirma.

INOVADOR

Puzzi destaca que o teste molecular é inovador porque avalia o vírus que causa o câncer de colo de útero e o câncer de pênis. “É o padrão outro para o diagnóstico dessas doenças. O exame avalia o agente causador e não a célula que pode ser prejudicada, como ocorre no exame de Papanicolau, onde se observa o estágio de comprometimento da célula. Esse teste molecular tem um grande valor tecnológico agregado e avalia 30 tipos de vírus no canal uretral em homens e canal vaginal nas mulheres. Quando necessário, a coleta também pode ser bucal”, diz. Os resultados ficam prontos em até, no máximo, sete dias.

Leia TAMBÉM:

+ Mapeamento genético de câncer infantil ajuda a a avaliar risco de tumor

+ Paranaense recebe 'pâncreas artificial' para controle do diabetes

FATORES DE RISCO

O câncer de pênis atinge, principalmente homens a partir dos 50 anos, e representa 2% de todos os tipos de câncer que acometem o sexo masculino. Entre os fatores de risco estão: má higiene íntima; estreitamento do prepúcio (homens que não se submeteram à circuncisão) e infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano).

Em mulheres, o câncer de colo de útero é a quarta causa de morte por câncer no Brasil. Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, assim como o tabagismo e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais são alguns fatores de risco para a doença.

O câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do HPV. Em alguns casos, a infecção genital por esse vírus pode provocar alterações celulares e evoluir para o câncer. O exame preventivo (Papanicolau) é uma forma de descobrir facilmente essas alterações, o que torna fundamental a realização periódica do exame. (Com Inca)

AGENDAMENTO

As mulheres entre 30 e 65 anos, interessadas em fazer o agendamento, devem ligar para as seguintes unidades:

Policlínica Zona Sul - 3293-8314 ou 3293-8301

UBS Pinheiros - 3309-4370

UBS Guaiapó-Requião - 3309-4340

UBS Alvorada III - 3309-4322

Já os homens acima de 18 anos e sexualmente ativos, devem procurar o Laboratório de Análises Clínicas, através dos telefones: 3218-3182 ou 3218-3153. O laboratório fica na avenida Prudente de Moraes, 885.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.