A direção do Hemocentro Regional de Londrina convida a comunidade a doar sangue na semana anterior ao Carnaval (1º de março), já que o estoque de bolsas está baixo e o feriado é um período com poucos doadores. Para doar é necessário agendar uma data pelo link https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue .

Ainda sobre o feriado, o Hemocentro estará fechado nos dias 28 de fevereiro e 1º de março (segunda-feira e terça-feira). No sábado, 26 de fevereiro, o Hemocentro funcionará das 8h às 17h30 e na Quarta-feira de Cinzas, 2 de março, o horário de funcionamento será das 13h às 18h30.

REDUÇÃO

Nos dois últimos anos, o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro do HU (Hospital Universitário) diminuiu consideravelmente. Foram coletadas 1.115 unidades por mês, 15% a menos do que as médias apresentadas em anos anteriores. As doações são usadas para o atendimento de pacientes em urgência e emergência, principalmente, em cirurgias, transfusões, transplantes e demais tratamentos clínicos.

Segundo a direção do Hemocentro, para o serviço manter um estoque seguro, é preciso que sejam coletadas em torno de 52 doações aptas diariamente, de segunda a sábado.

Com o baixo número de doações, todos os grupos sanguíneos positivos e negativos estão em níveis baixos e, de acordo com a unidade, a situação tende a piorar a situação dos estoques. Portanto, todas as doações são bem-

vindas, principalmente, do sangue O Negativo (tipo universal) utilizado em emergências, quando não se sabe o tipo sanguíneo do paciente.

Atualmente o Hemocentro do HU atende 22 hospitais do SUS que integram a 17ª Regional de Saúde, entre eles o Hospital do Câncer e o Hospital Universitário de Londrina. (Com informações do HU Londrina)

SERVIÇO - O Hemocentro Regional fica em prédio anexo ao HU/UEL, na rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h30. Também aos sábados das 8h às 17h30. Mais informações pelo fone (43)3371-2356 ou 3371-2218

Foto: iStock

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1