Paris - Infarto do miocárdio? Uma doença masculina. Depressão? Uma doença feminina. Os estereótipos ligados ao gênero afetam a forma como as mulheres, e os profissionais da saúde, enfrentam os problemas de saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Estereótipos de gênero prejudicam tratamento de saúde
| Foto: iStock

A princípio ela tinha dores nas pernas. O médico acreditava que era um problema de gota, ou talvez sintomas de gravidez. Durante sete anos, suportou as dores porque ela mesma duvidada do diagnóstico, até que acabou em uma emergência. E novamente recebeu a informação de que o mal-estar era devido ao bebê que acabara de ter: "cardiopatia pós-parto tóxica".

Finalmente um reumatologista identificou a origem do problema: lupus.

Este é o testemunho da historiadora feminista Elinor Cleghorn, que publicou no ano passado em inglês "Mulheres doentes: uma viagem através da medicina e do mito em um mundo feito pelo homem" ("Unwell women: a journey through medicine and myth in a man-made world"). A tese do livro é que a saúde das mulheres tem sido constantemente mal compreendida e interpretada ao longo da História.

TABUS

"A 'natureza' das mulheres, as representações que fizeram delas como criaturas frágeis impregnaram durante muito tempo a medicina", confirma a neurobiologista francesa Catherine Vidal.

Em um relatório apresentado recentemente à agência francesa para a igualdade entre homens e mulheres, a pesquisadora explica que "os códigos sociais vinculados aos gêneros feminino e masculino influenciam a expressão dos sintomas, a relação com o corpo, a decisão de pedir ajuda".

Entre os profissionais de saúde, os preconceitos relacionados com o gênero podem influenciar a interpretação dos sintomas clínicos e os cuidados.

Por exemplo, as mulheres são na realidade mais vulneráveis que os homens às doenças cardiovasculares: 56% morrem por causa delas, contra 46% entre os homens.

E, no entanto, o infarto do miocárdio permanece subdiagnosticado entre as mulheres e mais relacionado ao estresse no trabalho dos homens.

As mulheres sofrem de depressão em média duas vezes mais que os homens. Mas o principal motivo não são os hormônios, como se imaginou por muito tempo. As pesquisas demonstraram que as diferenças de gênero na prevalência de depressão variam de acordo com a situação socioeconômica.

E outras doenças, relacionadas com a saúde sexual e reprodutiva das mulheres, também são diagnosticadas de modo equivocado. Este é o caso da endometriose, muito subestimada durante longo tempo porque estava vinculada ao tabu da menstruação.

LEIA TAMBÉM:

+Mortes por infarto em mulheres jovens cresce durante a pandemia

+ UEL traz a mulher como tema do Vestibular 2022

MAIS TARDE

Na França, um estudo mostrou que as mulheres ligam para os serviços de emergência 15 minutos mais tarde do que os homens quando sofrem um ataque cardíaco.

"Elas se sentem menos preocupadas com a saúde, muitas vezes colocam a família ou o trabalho à frente", lamenta a cardiologista Claire Mounier-Vehier.

Os sinais de um problema cardíaco são muitas vezes mais sutis entre as mulheres. Surgem com um cansaço persistente ou problemas digestivos.

"Temos que parar de acreditar que quando um homem desmaia ele tem um infarto, mas quando acontece com uma mulher é um simples desmaio", afirma Mounier-Vehier.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1