Ninguém precisa abrir mão do ritual de cuidados, mas adotar uma rotina de beleza mais sustentável é estar em sintonia com as boas práticas que pede o mundo atual. O que você compra - e com que frequência - faz muita diferença nesse sentido. "O que mantém uma rotina de beleza mais sustentável é o nosso comprometimento em gerar menos impacto negativo no mundo por meio do bem-estar individual", analisa Marcela Rodrigues, especialista em consumo responsável e bem-estar, criadora da Jornada da Beleza Consciente. "Um estilo de vida sustentável não é apenas baseado em consumo, mas este é um ponto presente na vida de todo mundo.''

Imagem ilustrativa da imagem Dez passos para tornar sua rotina de beleza mais sustentável
| Foto: istock

Por isso, a responsabilidade por qualquer escolha gera impacto e ter consciência ambiental não impede você de ser louca por sua rotina de beleza! "É preciso levar em conta o que compra - e porque compra", alerta Patricia Silveira, especialista em dermatologia natural. A seguir, dicas para tornar sua rotina de beleza mais ecológica. Spoiler: é uma questão de encontrar alternativas melhores.

1. Torne seu banheiro mais ecológico

O banheiro é um ótimo lugar para começar: use o que você tem e substitua esses itens por alternativas reutilizáveis ou mais gentis com o planeta, como sabonetes e xampus em barra, calcinhas absorventes e copos menstruais. "Selecione os produtos: se não tiver usado por um ano, doe", sugere a dermatologista Ana Carina Junqueira.

2. Menos é mais

Quem ama beleza no geral ama uma novidade. No entanto, o consumo além da conta faz mal para o bolso e para o planeta. "Menos compras por impulso. Se seu bolso – ou necessidades – não permitem a escolha de um produto vegano, cruelty free, com descarte responsável ou que tenha refil e embalagens recicladas, dê um passo de cada vez e opte por pelo menos uma dessas opções", fala Junqueira.

3. Seja cuidadosa

Fique atenta: sustentabilidade na beleza significa que o que fazemos hoje – os recursos que extraímos, por exemplo – não vai comprometer a capacidade das pessoas de fazer o mesmo no futuro. "Cada um precisa olhar para sua própria rotina. Com olhar crítico, percebemos que usamos mais do que precisamos. Gosto dessa equação: a menor quantidade possível com produtos de menor impacto dentro do possível", fala Rodrigues.

4. Use até a última gota

"Se você se adaptou ao seu cosmético, não apresentou sinais de irritação ou alergia com o uso dele, e está tendo resultados, não há porque comprar outro produto antes do antigo acabar", diz Junqueira.. E se comprou algum produto que não caiu bem na sua pele ou cabelo, dê para uma amiga! Ou então, use de outra forma. "Exemplo: um creme facial que deu espinhas, pode ser usado no pescoço, colo e mãos", sugere Silveira. O importante é usar até o fim. Quanto menos comprar, menos itens vai precisar reciclar ou jogar fora.

LEIA TAMBÉM:

+BBB 22 traz à tona discussão sobre transtorno alimentar

+ O projeto verão funciona?

5. Faça uma lista do essencial

"Na prática, costumo sugerir que a pessoa faça uma lista de tudo o que usa e o que tem em casa. Conforme o item vai acabando, você checa se ele realmente é necessário e analisa se já consegue trocar por uma versão limpa, ou seja, de menor impacto", conta Rodrigues. Assim, aos poucos, você vai entendendo o que é essencial ou não.

6. Procure por embalagens recicláveis

É importante que os produtos tenham embalagens facilmente recicláveis, recarregáveis ou reutilizáveis - ou melhor ainda, sem embalagem, como os produtos sólidos. "Materiais mais sustentáveis são facilmente recicláveis, como plástico verde, alumínio, bambu e vidro", ressalta Silveira.

7. Reduza o consumo

Quando foi a última vez que você usou um batom? A gente adora ter variedade, mas acaba usando sempre os mesmos tons. Antes de comprar qualquer outra coisa, pense sobre como a substituição desse item pode ser mais sustentável.

8. Monte um nécessaire sustentável

"Nem todo mundo consegue montar um necessaire 100% de produtos limpos. Neste caso, sugiro sempre priorizar aqueles de uso diário e que, ao mesmo tempo, sabemos que podem ter um grande impacto (seja pela fórmula, seja pela geração de embalagem): xampu e/ou condicionador, sabonete, desodorante e hidratante corporal", ensina Rodrigues. Dentre os itens de maquiagem, a mesma coisa: o que tem uso diário: o batom, a base? "É importante que cada um faça as adaptações no ritmo que lhe é possível - seja de tempo, seja financeiro."

9. Aposte nos multifuncionais

Dessa forma, garante maior uso do produto e que você vai aproveitá-lo até o fim, antes do vencimento. Vale blush que possa ser ir nos lábios, tint que serve como blush e sombra, tônico facial que possa ser usado no couro cabeludo?

10. Reutilize

Acabou o pote de hidratante? Considere reutilizá-lo. Tem refil? Ótimo! Assim, cai a quantidade de matérias primas extraídas até a emissão de carbono no transporte do produto, que fica mais leve. Muitas marcas estão mudando para versões recarregáveis de produtos para a pele, os cabelos e maquiagem.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1