Criada em 1985 pelo professor Luiz Reynaldo de Figueiredo Walter, a Clínica de Especialidades Infantis da UEL (Universidade Estadual de Londrina) é centro de referência no atendimento e tratamento odontológico de crianças de 0 a 5 anos de idade. O serviço pioneiro tem como proposta promover a educação da saúde bucal de crianças com a parceria dos pais, que são os responsáveis por monitorar e dar continuidade ao trabalho em casa. Temas como rotina de escovação, cuidados na prevenção da cárie e uma boa alimentação são abordados nos atendimentos.

Atendimentos de rotina que antes estavam suspensos por causa pandemia estão voltando aos poucos
Atendimentos de rotina que antes estavam suspensos por causa pandemia estão voltando aos poucos | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Com o decreto do isolamento social no início de 2020 devido à pandemia da Covid-19, os serviços da Bebê Clínica precisaram ser revistos e reformulados. O período crítico exigiu que os atendimentos de rotina fossem suspensos de forma presencial e uma nova modalidade surgiu: o teleatendimento. Agora, com o avanço das vacinas, as atividades estão sendo retomadas aos poucos, como explica a docente Cássia Cilene Dezan Garbelini, coordenadora da Residência em Odontopediatria.

Foram meses de consultas eletivas interrompidas na Bebê Clínica durante o período mais crítico da pandemia. Para não deixar casos graves sem suporte, a clínica manteve os atendimentos de emergência funcionando e precisou inserir um novo modelo de triagem. Garbelini explica que era preciso fazer um primeiro contato via redes sociais (Instagram ou Facebook), com o objetivo de fazer uma "pré-triagem" da criança. Assim, dependendo do caso, os pais eram orientados a levar ou não os filhos até o Pronto Atendimento.

SEM AGLOMERAÇÕES

Para não gerar aglomerações na clínica, a pré-triagem para os casos graves continua. “Se há uma emergência de uma criança menor de cinco anos, sempre os pais podem nos contatar via Instagram e Facebook. A gente sempre tem uma residente responsável na semana para poder responder e orientá-los, dizendo ‘Sim, venha agora, ou venha amanhã, ou venha à tarde’, enfim, para dar algum tipo de orientação aos pais”, explica a docente.

NOVO NORMAL

Ainda segundo Garbelini, muitos serviços já foram retomados na modalidade do “novo normal”. Para que a segurança dos pacientes seja máxima, as medidas de biossegurança adotadas durante o começo da pandemia continuam válidas. Agora, além do gorro, das luvas e do jaleco, os profissionais precisam usar jaleco descartável, máscara N95 e face shield. É preciso ainda respeitar o intervalo entre o atendimento de um paciente e o outro, pois é necessário fazer uma desinfecção de todo o ambiente e da cadeira odontológica de uma forma rígida.

Além disso, todo paciente passa por uma investigação da história de contato com a Covid para conferir se ele está apto ou não para entrar no ambulatório. Caso tenha algum sinal sugestivo de contaminação, ele é encaminhado diretamente para uma unidade básica de saúde.

TELEATENDIMENTO

Já para os pacientes que ainda não se sentem confortáveis de retornar à clínica ou têm algum sintoma de Covid, a docente explica que o teleatendimento continua sendo usado e pode ser uma alternativa. “A gente substitui aquela consulta eletiva, que estava agendada, por um tele monitoramento, até que seja possível realizar uma consulta presencial. Nós ainda temos o teleatendimento nessas duas situações: na emergência, como uma pré-triagem e nas eletivas para fazer o monitoramento dos pacientes”, detalha.

NOVOS PACIENTES

De acordo com Garbelini, a maior dificuldade durante a pandemia foi a admissão de novos pacientes. “Antes da pandemia, todo mês, fazíamos um chamamento público convidando as famílias a se inscreverem. Infelizmente não é um número de vagas muito grande, porque o serviço tem limitações. Ficamos durante todo esse tempo sem conseguir ofertar essas vagas para o público. Então a expectativa é que a partir de março a gente consiga retomar essas vagas”, explica.

Medidas de biossegurança adotadas durante o início da pandemia continuam válidas
Medidas de biossegurança adotadas durante o início da pandemia continuam válidas | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

'NÃO PARAMOS DE TRABALHAR'

Para garantir que os protocolos de segurança fossem seguidos durante a pandemia de coronavírus, a equipe de atendimento da Bebê Clínica precisou se reorganizar. A docente Cássia Cilene Dezan Garbelini relembra que foram feitas escalas, novas rotinas de trabalho, redução do número de profissionais e uma intensificação dos protocolos de biossegurança. “E o legal é que isso se provou muito efetivo, porque nós não paramos de trabalhar nenhum dia durante essa pandemia, nem um dia mesmo”, afirma.

Um dos pontos questionados pela própria equipe foi a interrupção dos trabalhos voltados à educação dos pacientes. A ideia de realizar encontros virtuais para orientar pais e filhos via Google Meet, WhatsApp, Facebook, Instagram e outra ferramentas surgiu como uma alternativa segura e eficaz. “A gente se estruturou e realmente conseguimos implantar as consultas on-line, ou melhor, o tele monitoramento dos nossos pacientes”, explica.

ELOGIOS

Foi durante a pandemia que a pequena Valentina conheceu os serviços prestados pela clínica. A mãe, Vanessa Caroline da Silva Barbosa, explica que no final de 2021 percebeu que Valentina estava com um dente um pouco mole, porém, por se tratar de uma criança especial, o atendimento sempre precisou especializado. “Desde o primeiro instante eles foram maravilhosos, prestativos, pacientes e a atenderam com um amor que é difícil de se ver em atendimento com crianças especiais”, relembra.

ROTINA DE CUIDADOS

O serviço de qualidade da Bebê Clínica também foi o que chamou a atenção da empresária Stella Meneghel quando teve a sua primeira filha e precisou aprender mais sobre a saúde de bebês. Assim que Manuela nasceu (hoje com 12 anos), ela já fez a sua primeira consulta na unidade e o mesmo aconteceu com os dois outros filhos - Cassiano (4) e Rafael (7).

Hoje, ela não precisa pedir para que os seus filhos escovem os dentes. Todos os dias, eles já sabem a rotina de cuidados bucais que precisam seguir: passam o fio dental e escovam bem os dentes, o que enche a mãe de orgulho. São exemplos de uma boa educação de saúde dentária.

SERVIÇO - Informações sobre a Bebê Clínica pelo Facebook ou Instagram

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