Com 2023 chegando ao fim, o primeiro escalão da administração de Marcelo Belinati (PP) já tem um nome “correndo o trecho” para tentar suceder o atual gestor. Em visita à FOLHA na última sexta-feira (24), o vice-prefeito do município, João Mendonça (Podemos), confirmou que é pré-candidato a prefeito de Londrina nas eleições de outubro de 2024.

O apoio explícito de Belinati às ambições eleitorais de seu vice, no entanto, não é totalmente assegurado por Mendonça até o momento. “Ele viu com bons olhos nossa preferência pelo Podemos. Tem tudo para que a gente caminhe juntos na campanha”, declarou o provável postulante, apontando que isso deverá ser uma “construção natural”.

Enquanto isso, hoje o tom no Podemos local já é de convicção em embarcar na corrida por votos. “Tem muita coisa para acontecer do outro lado, do outro pessoal. Do nosso lado, estamos firmes no propósito de realizar um bom projeto”, afirmou o vice, que também é o presidente da legenda no município.

HAULY DÁ APOIO

Se a presença do prefeito ainda não está garantida em um eventual palanque do Podemos no próximo ano, o deputado federal Luiz Carlos Hauly, que é do mesmo partido de Mendonça, já tem circulado buscando ampliar o respaldo político ao correligionário (o congressista concedeu entrevista ao lado dele).

“Ele não caiu de paraquedas, não é um candidato inventado, não vem das redes sociais. Ele é um candidato do mundo real [...] Ele tem muito da escola do Hauly e do [Marcelo] Belinati”, elogiou o parlamentar. De acordo com a dupla, o ex-governador e ex-senador Alvaro Dias promete apoiar a empreitada do partido.

Uma das próximas movimentações deve ser um evento ao início do ano para impulsionar esses planos. A pretensão é trazer para Londrina a presidente nacional da sigla, Renata Abreu. “Vamos apresentar o esqueleto da chapa nessa recepção, se Deus quiser”, vislumbrou Mendonça.

VEREADORES

Quanto à disputa proporcional, a intenção é eleger cerca de três vereadores na próxima legislatura (hoje só tem uma cadeira, com Beto Cambará) para, segundo João Mendonça, “oferecer um mandato de soluções para muitas questões da cidade”. “É importante que a chapa seja diversificada, atendendo as profissões, as habilidades, todos os setores [...] Vamos ter curso de formação, de atualização. Para ser candidata, uma pessoa precisa passar por essas reuniões, também com a nossa fundação [do Podemos]”, defendeu ele.

O discurso em torno do desenvolvimento econômico também dá as caras quando o nome vindo do Executivo é perguntado sobre o que seria prioridade em uma eventual gestão dele. O fomento à industrialização por meio de projetos como a ampliação do perímetro urbano para margens de rodovias é uma das apostas (a proposta é ligada ao Plano Diretor e se encontra em estágio de tramitação no Legislativo).

“Estamos deixando liberadas as laterais da PR-445 até Lerroville para grandes indústrias. As pequenas indústrias serão acomodadas mais próximas da cidade, porque existem terrenos menores.” “Londrina chegou em um ponto que é fazer a cidade viver, ter mais qualidade de vida, mais esporte, cultura, lazer”, acrescentou Hauly em seguida.