Acotovelados na tarde desta sexta-feira (4) em uma sala de reuniões da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), prefeitos da região de Londrina ouviram do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, os planos da gestão da companhia para interiorizar investimentos no Paraná.

Concorrida, a agenda também teve a presença de outras autoridades, como deputados estaduais e federais com base de atuação no Norte do estado – alguns deles em polos apostos quando se trata da relação com o governo federal.

“Estamos fazendo uma política ambiental para todo o Paraná. Nesta região, de forma específica, vamos ter recursos para ajudar os municípios, por exemplo, com recicláveis, organizando cooperativas, arrumar estradas rurais para que não tenham erosão. São políticas que ajudam a conter o assoreamento do Lago [de Itaipu]”, prometeu Verri.

Para o prefeito de Londrina, o encontro na Amepar, que representa 22 municípios, foi uma “ação histórica”. “Londrina está trabalhando muito no sentido de apresentar bons projetos e trazer essas melhorias para a cidade. Estamos conversando, por exemplo, em relação ao Parque Arthur Thomas, ao Parque Daisaku Ikeda, desassoreamento dos nossos lagos, revitalização dos fundos de vale”, listou Marcelo Belinati (PP).

Ainda em abril, Verri esteve em Londrina e, na ocasião, já havia sinalizado em entrevista à FOLHA com a perspectiva de o Arthur Thomas, na zona sul da cidade, receber dinheiro de Itaipu dentro da obra de revitalização da área verde prometida pela gestão Belinati. Uma das possibilidades é reativar a antiga usina do local para atender a demanda por energia do próprio parque.

CONVÊNIO COM UEL

Se em Londrina o Executivo já se debruça em uma “lista de desejos” a ser atendida com o recurso da binacional, prefeituras menores vão ter novamente de enfrentar o problema crônico de falta de pessoal qualificado para elaborar projetos.

Conforme o presidente da Amepar, a entidade vai providenciar ajuda por meio de convênios como o firmado com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) – que enfrentou percalços, mas de acordo com Sérgio Onofre, começou a caminhar.

“Esse projeto foi uma decepção para nós no começo porque ele está há um ano e meio e não funcionou. Agora está funcionando. Tivemos uma reunião com a reitora [Marta Favaro] e, terça-feira que vem [dia 8], já vamos entregar três ou quatro projetos de alguns municípios. O objetivo da Amepar é isso a partir de agora: dar condições para os municípios pequenos, principalmente, terem o profissional e os seus projetos para viabilizar recursos”, assegurou Onofre, que é prefeito de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina).

‘ELEIÇÃO É LONGE’

Quadro considerado de peso pelo PT no Paraná – antes de ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Itaipu, ele era deputado federal –, Verri riu quando perguntado se os eventos interior afora já significam um movimento para uma eventual candidatura ao governo do estado em 2026.

“Nós nem pensamos nisso. Por enquanto, minha tarefa é fazer com que as políticas que foram assumidas pelo presidente Lula sejam cumpridas no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Tem que ser essa minha preocupação. Eleição, visto que eu não sou candidato a prefeito, é excessivamente longe.”

Já Belinati (PP) fez elogios públicos ao governo Lula ao discursar na reunião. “Leve minha gratidão ao presidente Lula. O país está indo bem, só não vê quem não quer”, disse se dirigindo a Verri e mencionando informações recentes de redução nas taxas de inflação e desemprego.