|
  • Bitcoin 110.550
  • Dólar 5,2393
  • Euro 5,5196
Londrina

Política

m de leitura Atualizado em 31/05/2022, 19:02

Vereadores são cobrados por insegurança em sede do Conselho Tutelar

Série de furtos na sede central do órgão levou conselheiros a ir à Câmara neste terça para pedir providências

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 31 de maio de 2022

Guilherme Marconi - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante
Imagem ilustrativa da imagem Vereadores são cobrados por insegurança em sede do Conselho Tutelar Imagem ilustrativa da imagem Vereadores são cobrados por insegurança em sede do Conselho Tutelar
|  Foto: Devanir Parra / Divulgação CML
 

A constante insegurança provocada pelos furtos registrados na sede central do Conselho Tutelar também foi alvo de cobrança da Câmara Municipal de Londrina. Os vereadores foram procurados pelos conselheiros e conselheiras que atuam no município sobre a falta de ações do poder público para impedir ou atenuar a ocorrência de furtos na unidade da Rua Belém, que precisou ser fechada nesta terça-feira (31). 

Leia maisConselho Tutelar Centro de Londrina é furtado duas vezes em 24h

O presidente da Comissão da Criança e do Adolescentes no legislativo municipal, o vereador Emanoel Gomes (Republicanos, na foto acima)), passou no final da tarde na sede alvo de furto a pedido a conselheiras tutelares, que também estiveram presente na sessão. "Estão levando computadores específicos e estão querendo pegar dados sigilosos das nossas crianças e adolescentes. Já conversamos com o coronel Pedro Ramos (secretário de Defesa Social), da Guarda Municipal, por telefone e amanhã (hoje) teremos reunião com o secretário de Planejamento, Marcelo Canhada, e o prefeito Marcelo Belinati. Não dá para ficar neste local e viemos aqui para ver de perto a situação. A mudança tem que ser imediata para colocarmos a sede do Conselho num lugar seguro."

O vereador Claudemir dos Santos, o Santão (PSC), que preside a Comissão de Segurança da Câmara, considera que o problema não deve ser encarado de forma isolada. "Temos ainda registros constantes de furtos de cabos elétricos em prédios públicos e de outros materiais em cemitérios onde é preciso identificar quem são os compradores desses produtos, que muitas vezes são roubados por usuários de drogas. Precisamos pensar em leis que possam punir de forma mais severa os receptadores. A legislação federal ainda é muito complacente a essa bandidagem e precisamos de leis mais severas." O parlamentar ainda cobrou um número maior de efetivo da Guarda Municipal para fazer frente à demanda de proteção dos espaços públicos. "Só conseguimos concurso para 35 novas vagas. Eu tenho lutado por mais concursos para forças de segurança. No caso da PM, vamos cobrar os deputados. No caso da Guarda Municipal defendemos pelo menos 100 novas vagas."

Para a vereadora Lenir de Assis (PT) os conselheiros não podem mais esperar para poder contar com espaço seguro para exercer a atividade de proteção social. "Não é a primeira vez que isso acontece. São sucessivas vezes que isso aconteceu e penso que é hora do basta. Os atendimentos feitos pelos conselheiros por si só são de risco porque tratam de situações que agridem a vida dos adolescentes. Eles precisam de um lugar seguro. É fundamental que a prefeitura encaminhe a sede do conselho para um lugar seguro de forma imediata para que eles possam fazer o atendimento dessas demandas. É preciso que no mínimo a Guarda Municipal esteja 24 horas zelando por esse espaço público."

OUTRO LADO

A Secretaria de Assistência informou que já está providenciando um novo local para a instalação da sede do Conselho Tutelar Centro. Este novo espaço está sendo reformado e deve ser entregue num prazo de 30 dias. É um imóvel público e desta forma o município poderá fazer todas as medidas de segurança no prédio em conformidade ao plano apresentado pela Guarda Municipal. 

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1