O fechamento do Teatro Zaqueu de Melo, que completou cinco anos no mês passado, repercutiu na Câmara de Vereadores de Londrina. Questionados pela FOLHA, vereadores pediram a reabertura do espaço cultural e indicaram que podem apresentar emendas no orçamento para o ano que vem, que ainda não foi discutido.

Imagem ilustrativa da imagem Vereadores podem apresentar emendas no orçamento para reabrir Zaqueu de Melo
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

O secretário de Cultura, Bernardo Pellegrini, citou falta de dinheiro da pasta que comanda há um ano e meio como principal obstáculo para reabrir o Zaqueu. Em 2022, a secretaria tem disponíveis R$ 14 milhões no total, a maior parte para pagar salários dos servidores e os projetos do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

LEIA MAIS

Teatro Zaqueu de Melo completa cinco anos fechado

Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Paradesporto e Lazer do Legislativo, o vereador Fernando Madureira (PTB), disse que não sabia da demanda, mas que vai atrás de soluções. "Não tinha recebido essa reivindicação do secretário. Vamos procurar conhecer melhor a necessidade e até sugerir alterações no orçamento", disse.

Eduardo Tominaga (União Brasil), vice-presidente da mesma comissão, admitiu não ter feito nenhuma cobrança ao prefeito Marcelo Belinati (PP) sobre a situação do teatro. "Mas é algo que podemos cobrar daqui para frente. Já que a dificuldade seria financeira, vamos encontrar um jeito para, quem sabe, reabrir o local", comentou.

Já Sonia Gimenez (PSB), que é membro do grupo, seguiu o mesmo raciocínio sem, no entanto, apresentar alguma alternativa prática. "É triste ver um teatro como o Zaqueu de Melo fechado. Temos que buscar formas de contornar esse problema", afirmou à reportagem.

A vereadora Lenir de Assis (PT), bastante ligada à causa cultural, indicou ser a parlamentar mais inteirada do martírio do espaço. Enfática, ela cobrou que o orçamento pra 2023 da prefeitura já venha com recursos para as reformas necessárias. "Precisamos de apoio também na Câmara. Ano passado, apresentei uma emenda para reforçar o caixa da Secretaria de Cultura, mas a maioria votou contra", lamentou.

O QUE É PRECISO

O Teatro Zaqueu de Melo está fechado desde 2017 porque as adequações pedidas pelo Corpo de Bombeiros não foram atendidas. O órgão exigiu mudanças na saída de incêndio, pintura com tintas e verniz antichamas, portas antipânico, mobiliário apropriado, revestimento antichamas, equipamentos de acessibilidade, como rampas e elevadores.

Segundo o secretário de Cultura, as melhorias custariam R$ 2 milhões. Ele tem buscado apoio do governo do Paraná e de deputados federais de Londrina, sem muito sucesso por enquanto.

IMPORTÂNCIA

O teatro homenageia o professor Zaqueu de Melo, pioneiro em Londrina que fundou o Instituto Filadélfia e instalou o primeiro curso científico da cidade. Inaugurado em 1985, o local tem 271 metros quadrados e capacidade para aproximadamente 200 pessoas, além de camarins feminino e masculino. Anteriormente, o prédio abrigava o Fórum de Londrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.