Último ministro a tomar posse no Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro de 2021, André Mendonça vai receber nesta semana dos vereadores de Londrina o título de cidadão honorário do município.

Imagem ilustrativa da imagem Vereadores darão título de cidadão honorário a André Mendonça
| Foto: Sérgio Ranalli - Editor

O juiz foi um dos dois escolhidos do ex-presidente Jair Bolsonaro para a Corte — o primeiro foi Kassio Nunes Marques. Mendonça ganhará a homenagem em cerimônia marcada para esta sexta-feira (03), às 19h, na sede da Câmara Municipal de Londrina (CML).

O autor da proposta de honraria, Ailton Nantes (PP), esteve na FOLHA nesta segunda-feira (27) para divulgar o evento com o magistrado, que será aberto ao público. O vereador foi recebido pelo superintendente do Grupo Folha de Comunicação, José Nicolás Mejía.

AGU e teologia na cidade

De acordo com o parlamentar, a proposição, instituída na lei municipal 13.373/2022, se justifica pelo fato de Mendonça ter começado sua carreira na Advocacia-Geral da União (AGU) em Londrina, no ano 2000. Em seguida, no cargo de procurador-seccional, o homenageado chefiou a unidade local do órgão entre outubro de 2004 e maio de 2006. “Naquele período ele demonstrou que tinha afeição por Londrina”, disse Nantes.

Imagem ilustrativa da imagem Vereadores darão título de cidadão honorário a André Mendonça
| Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Quando morou em Londrina, o ministro ainda cursou teologia na Faculdade Teológica Sul-Americana. Posteriormente, o juiz atuou em Brasília como pastor na Igreja Presbiteriana Esperança. Ligado a setores evangélicos da cidade, Ailton Nantes também é professor de teologia.

“Leva o nome de Londrina”

Segundo a assessoria de imprensa da CML, André Mendonça é o primeiro magistrado do STF a receber um título de cidadania por parte dos vereadores de Londrina. “Por que não oferecer o título de cidadão honorário para ele? ‘Em troca’, ele leva o nome de Londrina para Brasília e outros cantos”, defendeu o parlamentar.

Conforme a lei municipal 11.538/2012, esse tipo de honraria é destinada a pessoas que não nasceram no município e que tenham se distinguido “por feitos excepcionais em qualquer ramo de atividade, pelo seu extraordinário valor e exemplo como pessoa ou cidadão [...] ou por notáveis feitos públicos em prol da comunidade londrinense, paranaense ou brasileira.”

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.