Vereadores aprovam criação do Dia do Rock e do Comerciante em Londrina
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de outubro de 2021
Rafael Machado - Grupo Folha 
Quatro projetos que criam datas comemorativas em Londrina passaram sem nenhuma dificuldade na sessão desta terça-feira (5) da Câmara Municipal. São propostas que instituem no calendário oficial do Município o Dia do Rock, do Comerciante, a Semana Municipal de Combate ao Aborto e em Defesa da Vida e a Semana dos Profissionais de Saúde Pública e Privada. Todas foram aprovadas por unanimidade em primeiro turno.
O Dia do Rock é de autoria de Flávia Cabral (PTB), que disse ter sido procurada por artistas do segmento. Para a vereadora, o projeto "é uma forma de ajudar a cultura da cidade, tão afetada pela pandemia". Já o Dia do Comerciante partiu de Eduardo Tominaga (DEM). Os textos foram aprovados por unanimidade em primeiro turno.
A FOLHA mostrou que este tipo de assunto é mais do que comum na atual legislatura. Desde o início da atual legislatura, em janeiro deste ano, 30 projetos foram apresentados. Dos aprovados, o que mais gerou debates entre os parlamentares foi o da Semana de Combate ao Aborto, ideia de Giovani Mattos (PSC), que é evangélico.
Durante discurso na tribuna, o vereador criticou a atitude do Senado argentino em legalizar o aborto a partir de 14 semanas de gestação, assunto incluído na justificativa de seu texto. Apesar da lei estrangeira, Mattos afirmou que "a Câmara de Londrina precisa se posicionar contra isso. Muita gente reconhece uma bactéria como vida em Marte, mas não um bebê em fase intrauterina como vida na Terra", comentou.
Lenir de Assis (PT) sugeriu aprofundar o debate sobre o tema. "As famílias têm um tabu muito grande em conversar sobre essa questão da orientação sexual. Como falar abertamente com essas crianças, com meninos e meninas, sobre isso? Quando falamos sobre o aborto, as mulheres sempre são criminalizadas. Penso que é possível intensificar essa conscientização", explicou.


