Imagem ilustrativa da imagem Suplente de Barros, Marco Brasil assume vaga na Câmara dos Deputados
| Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Com a nomeação do deputado federal Ricardo Barros (PP) para assumir a partir de janeiro a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços no segundo mandato do governo Ratinho Junior (PSD), o primeiro suplente da legenda, Marco Brasil (PP), é quem assume a cadeira do partido na Câmara dos Deputados. Com domicílio eleitoral em Londrina, o empresário, locutor de rodeios e atual deputado federal foi eleito primeiro suplente da legenda com 50.538 votos no primeiro turno, em outubro. Com a sua permanência na próxima legislatura, Londrina continuará a ter quatro representantes na Câmara - os outros são reeleitos Luisa Canziani (PSD), Filipe Barros (PL) e Diego Garcia (Republicanos).

Marco Aurélio Ribeiro, 56 anos, é natural de Dracena (SP) e fez carreira como locutor de rodeios Brasil afora e há 12 anos mora em Londrina. Na política, foi candidato a deputado federal pela segunda vez e assumiu em junho deste ano uma cadeira na Câmara dos Deputados por um período de 120 dias na vaga de Valdir Rossoni (PSDB-PR), que se licenciou do cargo.

Mesmo em período curto no Congresso, o deputado federal destacou que na atual legislatura um dos seus feitos foi a atuação como relator do fundo nacional de habitação. "Foi um projeto de suma importância, com orçamento de R$ 24 bilhões, e ainda apresentei o projeto de lei com objetivo de baixar o imposto sobre a fabricação de cadeiras de rodas."

Marco Brasil disse que no próximo mandato quer trabalhar para o agronegócio e ser uma ponte do Congresso com os prefeitos da região de Londrina. "Acredito que eu possa contribuir no Congresso com o governador Ratinho Junior, com os prefeitos da nossa região e quero fazer a diferença como representante também da agricultura familiar. Estamos organizando nossa equipe. Nossa campanha foi pé no chão e chapéu na cabeça."

Leia mais: Marco Brasil assume cadeira na bancada paranaense e discursa na Câmara Municipal

NOVO GOVERNO

Questionado sobre o posicionamento do seu partido no Congresso com a formação do novo governo petista, o deputado federal usou o pragmatismo para defender a atuação da legenda que faz parte do bloco fisiológico do chamado "Centrão". O PP foi um dos principais apoiadores da tentativa de reeleição de Jair Bolsonaro (PL). "O partido foi liderança, como Ricardo Barros, assim como centrão. O Progressista age em cima da diplomacia. A política é um jogo de xadrez onde as peças se movem sozinhas. Espero uma transição em paz e que as pessoas possam buscar seus direitos e ter esperança. O país é maior que qualquer presidente e de qualquer cidadão e estou pronto para acatar o que o partido entender. Quero estar lá explicando que o rodeio não maltrata os animais e que a agricultura é a base forte do nosso país. Quero ser o defensor dessa linha e quero que minha voz ecoe."

GOVERNO ESTADUAL

Já o deputado maringaense Ricardo Barros irá assumir a recém recriada pasta da Indústria e Comércio no governo do Paraná em janeiro de 2023. Deputado federal reeleito para o sétimo mandato, Barros já ocupou o mesmo posto no primeiro mandato do governo Beto Richa (PSDB) em 2014. Barros é engenheiro civil, atual líder do governo Bolsonaro na Câmara e ocupou o cargo de Ministro da Saúde no governo Michel Temer (MDB), além de ter presidido diversas comissões e lideranças na Câmara, inclusive nos governos petistas.

Além de Barros, o governador Ratinho Junior também convocou o atual secretário de Saúde, Beto Preto (PSD), para permanecer no cargo. Eleito com mais de 206 mil votos como deputado federal, Beto Preto libera a vaga em Brasília para o atual deputado estadual Rodrigo Estacho (PSD), eleito primeiro suplente da sigla, com 47.015 votos. Estacho é um youtuber e humorista natural do município de Turvo que ficou famoso por interpretar um personagem chamado 'Estacho' com sotaque carregado do centro sul-paranaense.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1