| |

Política 5m de leitura

Sesp aguarda aprovação de projeto na Câmara para construir novo batalhão da PM

Imóvel será erguido na avenida Saul Elkind, próximo ao cemitério Jardim da Saudade, zona norte

ATUALIZAÇÃO
26 de abril de 2022

Rafael Machado - Grupo Folha
AUTOR

Depois de ser formalizado por meio de um decreto editado pelo governador Ratinho Jr. (PSD), o 30º Batalhão da Polícia Militar de Londrina necessita agora de um novo prédio. Após longas conversas entre prefeitura e Governo do Estado, ficou definido que o imóvel será erguido numa área de 6 mil metros quadrados localizada na avenida Saul Elkind, próximo ao cemitério Jardim da Saudade, zona norte.  

Terreno tem 6.318,79 metros quadrados e está localizado na avenida Saul Elkind
 

De acordo com o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), que encabeçou as discussões para o novo batalhão da PM, a Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) informou que só aguarda a aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal de Londrina para iniciar a construção do espaço militar.  

Enviada no final de março, a proposta do prefeito Marcelo Belinati (PP) não altera a doação da área ao Estado, o que já aconteceu em 2014. O texto apenas estipula o prazo máximo de dois anos para começo das obras a partir da publicação da lei.  

O vereador Fernando Madureira (PP), líder do prefeito no Legislativo, espera que a matéria seja aprovada com rapidez. “O Executivo reformulou o projeto para atender as necessidades da Polícia Militar, mas também deu esse tempo para que o terreno não fique inutilizado, como já ocorreu no passado. Às vezes o Estado pedia o local, mas ficava 10 anos largado”, explicou.  

 Na negociação com o governo estadual, a Prefeitura de Londrina abdicou de erguer o Restaurante Popular da região norte. Inicialmente, cogitou-se dividir a estrutura com o batalhão, mas a possibilidade foi descartada por ser praticamente inviável.  

Segundo Amaral, assim que a proposta for sancionada por Belinati, a Sesp se compromete a lançar a licitação dos projetos arquitetônicos e, na sequência, do prédio em si. “Como relator do Orçamento deste ano, reservei R$ 10 milhões que serão usados na construção. Tão logo o projeto esteja pronto, os recursos já poderão ser aplicados”, afirmou.  

O 30º Batalhão engloba o policiamento das regiões norte e oeste de Londrina, além de Ibiporã, Jataizinho, Bela Vista do Paraíso, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio e Sertanópolis. 

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link 

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS