O secretário municipal do Ambiente de Londrina, Ronaldo Siena, revelou uma informação preocupante durante a sessão da última terça-feira (26) da Câmara Municipal, quando foi convocado para esclarecer uma série de assuntos relacionados à pasta. Ele confirmou que o órgão está sem um médico-veterinário desde o dia 8 de abril.

Ronaldo Deber Siena, secretário municipal do Ambiente, diz que ações não  foram prejudicadas
Ronaldo Deber Siena, secretário municipal do Ambiente, diz que ações não foram prejudicadas | Foto: Devanir Parra - CML

A data foi o último dia de trabalho do profissional contratado por meio de um acordo emergencial de seis meses. Formalizado no ano passado, o vínculo foi prorrogado pelo mesmo período, mas acabou vencendo. Siena garantiu que a Prefeitura de Londrina já convocou um novo veterinário.

"O servidor trabalha na Secretaria de Saúde, mas será cedido pra Sema. Houve essa lacuna de quase um mês entre a saída do anterior e o chamamento de outro, mas acredito tudo estará resolvido até o começo de maio", assegurou à FOLHA. O funcionário será lotado na DBEA (Diretoria de Bem-Estar Animal) da secretaria, criada em junho de 2019.

O secretário destacou a falta que o especialista faz nas fiscalizações de maus-tratos. "Nossos fiscais vão até o local das denúncias, mas nem sempre têm um olhar clínico da situação. E é o veterinário que diz se o animal é de rua ou foi abandonado", comentou.

Mesmo sem este tipo de profissional, Siena negou que as ações foram prejudicadas. "Hoje estamos com 245 denúncias em apuração, ou seja, que já passaram pela avaliação médica. Não vamos parar com as inspeções", disse.

Ao longo de 2021, a DBEA recebeu 1.147 denúncias apenas de maus-tratos a animais, que resultaram em 2.215 vistorias. Quem verificar alguma situação de maus-tratos deve denunciar no site da Sema.

LEIA TAMBÉM:

+ Sema promove campanha 'Animal Cultural' para crianças

CRÍTICAS

Os argumentos do secretário do Ambiente não foram bem recebidos pelos dois vereadores que militam pela causa animal na Câmara. Para Deivid Wisley (PROS), faltou planejamento. "A demanda é muito grande pra não ter veterinário. Não pode acontecer isso com a Sema. A prefeitura poderia ter se organizador melhor", avaliou.

Além de ter questionado Siena e a diretora de Bem-Estar Animal, Graziella Damante, no plenário do Legislativo, Daniele Ziober (PP) reclamou à FOLHA que não teve o pedido de contratação de pelo menos 10 veterinários atendido pela administração municipal.

"E a chegada de um novo não resolve o problema. Ele é emprestado de outra secretaria. É um absurdo não ter concurso público. Pedi ao prefeito que contratasse lá em 2019, mas aí veio a pandemia e o poder público só foi atrasando, Infelizmente, os animais sempre são deixados em terceiro plano", admitiu.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.