A Biblioteca Pública Municipal, que fica no centro de Londrina, está montando um acervo especial sobre a causa animal. A ideia é que os alunos da rede pública de ensino, municipal e estadual, possam visitar o espaço, participando também de atividades lúdicas. Tudo ligado ao universo dos animais.

Imagem ilustrativa da imagem Sema promove campanha 'Animal Cultural' para crianças
| Foto: iStock

O projeto “Animal Cultural” é promovido pela Diretoria de Bem-Estar Animal, da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente), e foi lançado recentemente, em atenção ao “Abril Laranja”, mês mundial de combate à crueldade aos animais. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais do Ambiente, Cultura e Educação e tem o objetivo de sensibilizar cada vez mais a população para o tema, como explica Luciana Leite, pedagoga em atuação na Diretoria de Bem-Estar Animal.

“Buscamos uma mudança de atitude. Ao ter conhecimento sobre os direitos e cuidados com os animais, essas crianças se tornarão melhores adultos nesta questão”, afirma. A abordagem de conteúdos relacionados ao direito e proteção dos animais estão prevista no currículo escolar da rede municipal de ensino, por meio da lei municipal no 13.331/2021.

O projeto Animal Cultural consiste na visitação das escolas à Biblioteca Pública, onde os estudantes participarão de atividades artísticas e contação de histórias, além de terem acesso a uma mostra de livros relacionados ao tema. A primeira turma a participar do Animal Cultural será o 1º ano da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, que fica na zona sul da cidade. A visita será no dia 28 de abril, às 14h. “Essa ação marca o encerramento do Abril Laranja, mas o projeto terá continuidade durante todo o ano e as escolas interessadas em participar, podem entrar em contato com a Sema”, diz.

MAUS-TRATOS

Em Londrina, a lei municipal 12.992 de 2019 estabelece penalidades para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais. As sanções podem variar de advertência, pagamento de multa, apreensão de animais, medidas restritivas de direito e prestação de serviços comunitários.

As atitudes que podem ser enquadradas na lei de maus-tratos são muitas, desde privar o animal da liberdade do comportamento natural, obrigar o animal a atividades excessivas, promover distúrbio físico e comportamental, entre muitos outros. Segundo Leite, a Sema recebe uma média de 20 denúncias a cada dia. As denúncias são anônimas e podem ser feitas através de um formulário disponível no site da Prefeitura de Londrina. “Com o formulário preenchido, o fiscal irá até o local da denúncia, priorizando as situações mais graves”, explica.

ACERVO ESPECIAL

A diretora de Bibliotecas Públicas de Londrina, Leda Maria Araújo, comenta que o acervo atual possui poucos exemplares relacionados à causa animal e destaca que a campanha de arrecadação de livros irá contribuir muito para ampliar e atualizar os títulos da Biblioteca Pública Municipal. “Sempre temos procura por esses conteúdos e nem sempre temos exemplares para oferecer à comunidade”, afirma.

Araújo destaca ainda que com o passar do tempo, a biblioteca ampliou sua função. “Ela tem hoje, um papel educacional, social, de preservação da memória local e dos registros do conhecimento. Nosso objetivo é torná-la cada vez mais viva, em diálogo com a sociedade. Esse projeto em parceria com a Sema é uma forma de termos essa aproximação com os estudantes e a comunidade em geral, pois de nada adianta estarmos de portas abertas se os espaços se manterem vazios”, pontua.

SERVIÇO - A campanha está arrecadando livros Infantis e outros gêneros que abordem a vida animal, seu meio e proteção. As doações podem ser entregues na Rua da Natureza, 155, no Parque Arthur Thomas. Mais informações pelo telefone: (43) 3372-4765.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1