O governador Ratinho Junior anunciou, nesta quarta-feira (27), a demissão do secretário estadual de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. Ele será substituído por Wagner Mesquita, que estava na direção-geral do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) e volta ao posto depois de quatro anos. Marinho assumiu a pasta em maio de 2019 no lugar do general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, que foi para a coordenação da Itaipu Binacional.

De acordo com o Governo do Estado, “Marinho deixa a pasta após ter iniciado um plano de modernização de R$ 2 bilhões, que contou com a retomada da construção de presídios, entrega de equipamentos, modernização das carreiras das forças de segurança, implementação do Departamento de Polícia Penal e retirada definitiva dos presos do Paraná da administração da Polícia Civil.”

“Ele fez mudanças importantes na Secretaria, que refletiram em melhores indicadores de segurança pública e proteção da sociedade. A partir de agora, vai cumprir uma nova missão", disse o governador em entrevista à Agência Estadual de Notícias, sem entrar em detalhes sobre a “nova missão”.

Romulo Marinho Soares vinha balançando no cargo há alguns dias. O agora ex-secretário era alvo constante de manifestações de policiais, em razão da insatisfação da categoria com os valores de reajustes salariais aprovados pelo governo. A situação de Marinho piorou depois que uma quadrilha invadiu Guarapuava (Centro) durante tentativa de assalto a uma transportadora de valores. Um PM morreu ao ser baleado na ação criminosa, que aterrorizou a cidade.

LEIA TAMBÉM:

Três dias após ataque, comandante da PM de Guarapuava é transferido

O episódio já havia derrubado o comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar de Guarapuava, tenente-coronel Joas Marcos Carneiro Lins, na semana passada. O major Flávio Vicente Ferraz foi nomeado para a função.

Wagner Mesquita estava na direção do Detran
Wagner Mesquita estava na direção do Detran | Foto: Camila Andrade/MInfra

NOVO SECRETÁRIO

Wagner Mesquita comandou a secretaria entre 2015 e 2018, na gestão do ex-governador Beto Richa. Na época, foi exonerado em meio à polêmica envolvendo o corpo de um rapaz que ficou 13 horas na rua após ser executado em Colombo (Região Metropolitana de Curitiba). Delegado da Polícia Federal, já trabalhou na Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e possui mais de 30 anos de experiência na área de segurança pública.

O novo diretor-geral do Detran-PR será Adriano Furtado, ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e ex-superintendente da corporação no Paraná. Ele era diretor de Operações do Detran. (Com informações da AEN)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.