Prestes a fechar seu oitavo ano consecutivo na Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, Tiago Amaral (PSD) evita fazer muitos rodeios quando perguntado de suas pretensões (e tratativas) em torno de uma possível (ou provável?) nova tentativa de incursão no Executivo de Londrina. Em entrevista exclusiva à FOLHA, ele disse haver “expectativa de muita gente” quanto a uma eventual candidatura sua a prefeito em 2024.

Porém, com outros pretendentes no PSD, o martelo ainda não está estrategicamente batido na legenda. Entre os correligionários de Amaral cotados à disputa majoritária estão o também deputado estadual Tercilio Turini e a deputada federal Luísa Canziani – além do pai da congressista, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Alex Canziani.

“Ter grandes nomes é um bom sinal”, comentou Amaral. “Só precisamos que esses grandes nomes, ao definir quem será o candidato, possam somar, realmente ajudar a puxar esse projeto”, emendou.

A “benção” do governador Ratinho Junior (PSD), no entanto, deve ser decisiva. “A gente depende muito, inclusive, dessas conversas que temos tido com o próprio governador, com os parceiros da região de Londrina para definir se esse é o melhor caminho.”

Para ir além do quinto lugar conquistado no pleito de 2020, um dos trunfos de Amaral é a proximidade com Filipe Barros (conforme pesquisa de agosto do Instituto Multicultural, ele tem 8,5% das intenções de voto e, o deputado federal, 13,5%).

“O nosso entendimento é: se ele disputar a eleição, dificilmente eu disputo. Se eu disputar a eleição, ele não disputaria [...] Hoje não dá para dizer que isso esteja definido, mas com certeza é um projeto que a gente já vem construindo”, afirmou o parlamentar estadual, defendendo o aliado para concorrer ao Senado em 2026.

RATINHO 26?

Ainda no âmbito das eleições de 2026, Tiago Amaral deu apoio ao plano cogitado por Ratinho Junior. De acordo com ele, há “expectativa” entre o grupo político do governador para que, diante da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o mandatário “acelere o passo para se transformar em um candidato real à presidência da República”. “Se o Tarcísio [de Freitas, governador de São Paulo] realmente não sair candidato, na minha opinião [Ratinho Jr.] é o principal nome dos que estão em campo.”

PONTE SOBRE TIBAGI

Tiago Amaral também se soma ao grupo de lideranças que pede uma ligação viária direta entre o Vale do Ivaí e o Norte Pioneiro, passando pelos distritos ao sul de Londrina. Os primeiros passos para tirar do papel o projeto aventado há anos, conforme com ele, são a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tibagi e a revitalização de estradas rurais para facilitar o acesso entre as áreas

“O principal ponto é transpor uma barreira natural que empobreceu uma região [...] Aquele ‘fundão’ tem uma pobreza muito grande das suas comunidades rurais, porque é ‘fundo de garrafa’, não tem para onde ir [...] Hoje nem balsa tem mais”

O deputado assegurou que, ao menos nesse estágio inicial, é “extremamente viável” fazer a obra com recursos do Executivo estadual – que, por sua vez, promete priorizar investimentos em infraestrutura na atual gestão. Esse pontapé inicial, segundo ele, deve girar em torno de R$ 10 milhões a R$ 30 milhões

“FILTRO” NA CCJ

Presidindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da AL desde o início da legislatura, Amaral argumentou na entrevista que “não dá para passar qualquer coisa” pelo colegiado – que emite parecer a todos os projetos protocolados na AL. “Um dos grandes problemas de corrupção do Brasil é o excesso de leis, e leis malfeitas, que dão muitas brechas.”

Ele justificou ser necessário construir o debate em torno da elaboração das propostas ouvindo os segmentos envolvidos no tema. “Se dá para ajustar o projeto, vamos ajustar, mas não vamos ajustar qualquer projeto. Vamos ajustar projetos que realmente tenham uma capacidade de agregar”.