Na reta final da campanha, feira do Cincão é palanque para candidatos
Mesmo com chuva e frio, políticos de todas as vertentes ideológicas usaram o espaço na zona norte, de Londrina, neste domingo
PUBLICAÇÃO
domingo, 25 de setembro de 2022
Mesmo com chuva e frio, políticos de todas as vertentes ideológicas usaram o espaço na zona norte, de Londrina, neste domingo
Simoni Saris - Grupo Folha
Nem o frio e nem a garoa afugentaram os candidatos às eleições 2022, que aproveitaram a manhã deste domingo (25) para tentar angariar votos entre os frequentadores da feira livre da avenida Saul Elkind (zona norte). Na reta final para o pleito, que acontece no próximo domingo (2), o tradicional espaço de campanha da cidade ficou lotado de bandeiras de todas as cores e santinhos com todas as caras. Muitos candidatos apostaram no corpo a corpo para, quem sabe, conquistar os eleitores que ainda estão indecisos.
No trecho da principal avenida da zona norte onde acontece a feira, o ambiente é democrático e acomoda pacificamente cabos eleitorais de partidos de todas as frentes ideológicas. “Eu acho que é assim mesmo que deve ser. Dizem que a democracia é isso, né? Cada um expondo sua ideia, com liberdade. Ainda mais nesse ano, que as eleições estão gerando tantos conflitos”, disse o estudante universitário Tiago Henrique Almeida de Castro.
Às vésperas da eleição, tradição mantém campanha política no Calçadão de Londrina
“Aqui a gente tem a oportunidade de conversar com os candidatos, conhecer cada um mais de perto e as suas propostas. Acho que pode ajudar quem ainda está indeciso a encontrar um nome para votar. Mas eu prefiro votar em quem já mostrou que sabe trabalhar e tem interesse em melhorar as coisas”, comentou o representante comercial Luciano Martins de Oliveira.
O vendedor autônomo João Paulo dos Reis já completou a lista de candidatos em quem irá depositar seu voto. Além das propostas, pesou na definição dos nomes o trabalho já realizado e a proximidade com a comunidade. “A maioria dos meus candidatos é gente que eu conheço. Não escolho candidato por santinho.”
Neste domingo, poderiam ser vistos circulando pela feira tanto os candidatos que têm na zona norte da cidade seu reduto eleitoral quanto aqueles que mesmo sem ter a base eleitoral em Londrina reconhecem a importância do espaço e a visibilidade que ele proporciona. Recebido com status de celebridade, o candidato ao senado Sergio Moro (União Brasil) posava para selfies e distribuía sorrisos, abraços e apertos de mão a todos que se aproximavam. A uma semana da definição do nome que irá ocupar a única vaga para senador pelo Paraná, ele afirmou que sua estratégia para alcançar a vitória nas urnas tem sido reforçar as propostas de campanha para convencer o eleitorado.
Uma candidata a deputada estadual ressaltou que durante todo o período da campanha apostou no corpo a corpo e “na conversa olho no olho”, mas que neste momento, os candidatos que querem conquistar ainda mais votos, não podem desprezar nenhuma oportunidade de estar próximo do eleitorado. “É importante ouvir cada um, acolher e tranquilizar. A política está em um momento em que gera medo nas pessoas e isso deve acabar. As diferenças devem ser tratadas sempre com respeito e os debates têm que acontecer no campo democrático. É isso o que tenho reforçado junto as pessoas que vêm até mim.”
Segundo um candidato que tenta garantir mais quatro anos na Assembleia Legislativa do Paraná, mesmo que os eleitores tenham definidas as suas preferências e conheçam o trabalho desenvolvido pelos parlamentares, é a poucos dias das eleições que eles deixam para definir o voto. “No final, é só acelerar, reforçando o trabalho que a gente já tem feito. É natural e é importante estar presente e caminhar pelos locais onde a gente ainda não passou.”
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.