As eleições serão realizadas no próximo domingo, 2 de outubro, e o penúltimo sábado antes do pleito confirmou que o Calçadão de Londrina é uma referência para quem deseja ser visto. As tendas com materiais de candidatos à presidência, governador, deputado federal, estadual e senador estavam organizadas com os materiais de divulgação e pessoas contratadas para trabalhar na divulgação.

Aparelhagem de som, bandeiras, santinhos e panfletos em punho marcaram a cena na quadra onde funciona um café na Avenida Paraná e concentra a militância política - não apenas nesse período. Mas que que já se tornou uma referência em Londrina. O aposentado Emedino Rodrigues, 80 anos, aproveitou a manhã de sol para um passeio com a neta e considera a movimentação necessária. "Cada um defende o seu como pode e todo mundo gosta de estar no meio", pensa.

Um comerciante que preferiu não se identificar considera que a concentração em razão das eleições não ajuda em nada em suas vendas. "Só barulho", resume. Ele explica que embora possam pensar que o grande número de pessoas seja favorável para o seu negócio, não é. "Não faz diferença".

Desempregada desde agosto, Magali, 52, está trabalhando nas eleições para um candidato a deputado federal. Magali preferiu não expor o seu sobrenome por causa das divergências políticas em alta, mas diz que tem sido uma experiência positiva. "Eu sofri um acidente e quando votei ao trabalho fui demitida, esse trabalho de divulgar o candidato é de 30 dias e para mim tem sido bom. Carrego a bandeira, distribuo os santinhos e pelo menos não fico só em casa gastando e sem ganhar".

Além dos comerciantes habituais da quadra onde fica também o Banco do Brasil e os ambulantes, os grupos que trabalham durante a campanha das Eleições 2022 apresentam harmonia na organização. Camila, 27 anos, também prefere não dar seu nome completo. Ela é moradora do jardim Universitário em Londrina e pegou o "bico" para trabalhar na campanha de um deputado federal, pois também está desempregada. "Entre nós que trabalhamos para os políticos de diferentes partidos existe respeito, mas algumas pessoas que abordamos são agressivas, mas abaixamos a cabeça para evitar confusão", afirma.

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.