Moro e Alvaro estão tecnicamente empatados na disputa ao Senado, diz pesquisa
Real Time Big Data, encomendada pela RIC TV, mostra ainda vantagem grande de Ratinho Junior para reeleição ao governo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 16 de agosto de 2022
Real Time Big Data, encomendada pela RIC TV, mostra ainda vantagem grande de Ratinho Junior para reeleição ao governo
Guilherme Marconi - Grupo Folha
Uma nova pesquisa estimulada para o Senado no Paraná mostra o ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil) com 30% das intenções de votos contra 27% do senador Alvaro Dias (Podemos). Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados na disputada pela única vaga do Estado nessas eleições de 2022. O levantamento produzido pela Real Time Big Data e encomendado Grupo RIC/Record TV foi divulgado nesta terça-feira (16).
Na estimulada, em que foram apresentados os nomes de 10 candidatos ao Senado, o deputado federal Paulo Martins (PL), que é tido como candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece com 8% Na sequência, outros seis candidatos pontuaram. São eles: Aline Sleutjes (Pros) com 2%, Rosane Ferreira (PV), 2%, e Orlando Pessuti (MDB), Laerson Matias (PSOL), Desiree Salgado (PDT) e Carlos Saboia (PMN), todos com 1% cada.
A sondagem ainda mostrou que 12% dos eleitores paranaenses pretendem anular ou votar em branco para o Senado e outros 15% não sabem em quem irão votar.
Leia também: Quase 80% dos deputados estaduais tentam a reeleição no Paraná
GOVERNO DO ESTADO
A mesma pesquisa Real Time Big Data também aponta vantagem do atual governador Ratinho Junior (PSD) na disputa pelo governo, com 52% das intenções de voto. O principal adversário, o ex-governador Roberto Requião (PT), tem 18%. Na estimulada, quando são apresentados aos eleitores os nomes dos nove candidatos que concorrem ao Palácio Iguaçu, outros quatro candidatos atingiram apenas um 1% cada um. São eles: Ricardo Gomyde (PDT), Professor Ivan (PSTU), Ângela Machado (PSOL) e Vivi Motta (PCB). Já Solange Bueno (PMN), Joni Correia (DC) e Adriano Correia (PCO) não pontuaram.
Considerando apenas os votos válidos, a liderança de Ratinho Jr é ainda maior. O candidato à reeleição tem 71%, contra 25% de Requião, ou seja, aponta vitória ainda no primeiro turno. Na corrida ao governo, 13% dos entrevistados disseram que irão votar em branco ou nulo e outros 13% não sabem ou não responderam a sondagem.
Leia também: Ao TSE, Ratinho Jr. e Requião declaram queda no patrimônio
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, apenas três concorrentes ao governo do Paraná foram lembrados. Ratinho Jr foi o escolhido por 31% das intenções de voto, Requião por 10% e Ângela Machado alcançou 1%.
.
O levantamento encomendado pelo Grupo RIC/ Record TV ouviu 1.500 eleitores do Estado do Paraná, entre os dias 13 e 15 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (tribunal Superior Eleitoral) sob o número PR-06612/2022.
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1