A Associação de Moradores do Jardim Cláudia, na zona sul de Londrina, pediu ao Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) a alteração do zoneamento de 22 terrenos localizados nas ruas Mar Vermelho e Alcides Zaninelli. Elas começam na avenida Madre Leônia Milito e desembocam na rua Bombaim.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores do Jardim Cláudia também querem mudar zoneamento
| Foto: Gustavo Carneiro

Atualmente o que vale para as áreas é o ZR-2 (Zona Residencial 2). Segundo a última Lei de Uso e Ocupação do Solo, sancionada em 2015, o modelo permite apenas construções residenciais. Os proprietários querem mudar para o ZC-4 (Zona Comercial 4), que, como diz a mesma legislação, "visa estimular a concentração do comércio local sem incomodar os moradores do entorno".

Esse tipo de zoneamento autoriza, além de residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e também o setor de serviços. Segundo o presidente da associação, Rodrigo Crusiol, a modificação não vale para outras ruas do Cláudia.

LEIA MAIS

Mudança de zoneamento divide opinião de moradores do Bela Suíça

"Queremos aproveitar melhor os terrenos e contribuir com o crescimento da região. Na Mar Vermelho, por exemplo, tem um pedaço que nem é asfaltado. Seria uma maneira de valorizar o bairro, gerar empregos e até arrecadação para a prefeitura", esclareceu o líder comunitário.

Crusiol explicou à FOLHA que os lotes são bem antigos, de 40 anos atrás, e foram vendidos sem a necessidade dos donos ficarem responsáveis pela infraestrutura, como, segundo ele, dizia a lei da época.

"O Cláudia, na minha opinião, é semelhante ao Jardim Shangri-lá, que hoje tem várias casas grandes e antigas, mas desvalorizadas. É o que está acontecendo na zona sul. Daqui a 10 anos, ninguém mais vai querer morar aqui", disse.

O trecho do bairro que pode mudar de zoneamento possui alguns comércios, que só funcionam por meio de decisões judiciais. "Os proprietários tiveram que entrar na Justiça para valer o direito de sustentar suas famílias. Se o Ippul acatasse nosso pedido, esse problema não existiria mais", ponderou.

De acordo com o presidente da associação de moradores, há empresários interessados em se instalar neste pedaço do Jardim Cláudia, mas o desejo some quando encontram barreiras no zoneamento. "Essa parte já está esquecida, bem diferente da Gleba Palhano, que cresceu muito nos últimos anos".

SEM RESPOSTA

O protocolo no Ippul foi feito em 17 de maio. Dois dias depois, a gerente de Pesquisa e Plano Diretor do órgão, Maria Eunice Garcia Ferreira, informou à comunidade que "está em andamento o processo de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Por isso, o requerimento será avaliado quanto a sua aplicabilidade nos estudos em desenvolvimento".

Procurado pela reportagem, o presidente do instituto, Tadeu Felismino, comentou que está de licença médica nesta semana. Ele deve falar sobre o assunto em uma reunião marcada para a segunda quinzena de junho.

Mudanças de zoneamento devem ser feitas por projeto de lei a ser aprovado pela Câmara de Vereadores.

BELA SUÍÇA

Na outra ponta da Madre Leônia, próximo à avenida Higienópolis, mora uma pergunta que está gerando atrito entre os próprios moradores: o zoneamento do Bela Suíça deve ou não mudar?

Os favoráveis contrataram um escritório particular, que produziu um EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança). O relatório identificou que a transformação de ZR-1 para ZC-3, que mistura casas e comércio, "traria mais impactos positivos do que negativos".

Mas se depender de uma pesquisa encomendada pela associação do bairro, o projeto não irá prosperar. Em entrevista à FOLHA, o presidente da entidade, Antônio Sérgio Pardini, revelou que das 100 casas, 55 querem a manutenção do aspecto residencial.

Assim como o caso do Jardim Claudia, o Ippul respondeu apenas que "está estudando" o pedido sobre o Bela Suíça.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.