Em um movimento interpretado por atores da política local como mais um passo rumo a uma eventual candidatura a prefeito de Londrina, o deputado federal Marco Brasil (PP) tomou posse no domingo (28) como presidente do partido na cidade. Além de correligionários do município e região, o evento contou com a presença de caciques da legenda, como o secretário da Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, e o próprio prefeito Marcelo Belinati.

Antes da solenidade, Brasil concedeu entrevista à FOLHA em que respondeu se seu retorno ao comando do Progressistas já representa um aceno para a corrida municipal de 2024. “Quem sabe, sim”, projetou. “Dia desses o Ciro [Nogueira, presidente nacional do PP] falou comigo, o Ricardo [Barros] tem falado, temos falado com o prefeito Marcelo, que é um cara de entendimento. O meu nome está à disposição, eu tenho todas as prerrogativas de um candidato, mas nós temos bons nomes no partido. A gente aguarda o que o partido determinar. A minha preocupação é, nesse início de mandato, fazer a diferença, buscar recursos para o Paraná”, declarou o parlamentar.

Além de comandar o Executivo de Londrina desde 2017, o PP tem hoje a maior bancada da Câmara Municipal de Londrina (CML), com cinco cadeiras. Segundo Brasil, a meta é eleger “seis ou sete” vereadores para a próxima legislatura.

Outros nomes

Ao menos outros dois deputados federais da “bancada de Londrina” já disseram recentemente à FOLHA que estudam concorrer no pleito: Filipe Barros (PL) e Luísa Canziani (PSD). Além deles, parlamentares estaduais como Tercilio Turini e Tiago Amaral, ambos do PSD, também se movimentam nesse sentido. E ainda há nomes que não ocupam cargos eletivos no momento – entre eles, o advogado André Trindade, que concorreu à cadeira de prefeito em 2016. Em matéria produzida em fevereiro, a FOLHA contabilizou mais de uma dezena de possíveis postulantes à sucessão de Belinati.