Após um mês e meio de campanha oficial dos candidatos que disputam as eleições deste ano, 393.687 eleitores de Londrina poderão ir às urnas neste domingo (2) para ajudar a definir o futuro do Paraná e do Brasil. Diferentemente de outros pleitos, a votação seguirá o horário de Brasília em todo o Brasil. Nos estados do Sul, Sudeste, Nordeste e parte do Centro-Oeste e Norte as seções ficarão abertas das 8h às 17h.

A segunda maior cidade paranaense também detém o segundo maior colégio eleitoral no Estado. Londrina terá 1.139 seções espalhadas por todas as regiões. O maior local de votação é a Unopar (Universidade Norte do Paraná) unidade Catuaí (zona sul), com 8.875 eleitores, e o menor o HU (Hospital Universitário). Novidade nesta eleição, o hospital terá urna - voltada aos servidores - para cerca de 50 eleitores. A seção pode ser usada para justificar a ausência do voto dos pacientes internados.

Três locais de votação foram transferidos: da antiga faculdade Pitágoras para o Colégio PGD; da escola municipal Três Bocas para a escola municipal Machado de Assis; e do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Amanda Rossi para o CMEI Malvina Poppi Pedrialli.

LEIA TAMBÉM:

+ Justiça de Londrina faz cerimônia para atestar segurança das urnas

+ E-Título deve ser baixado antes do dia da eleição

+ Paraná revoga resolução que proibia venda de bebidas alcoólicas

+ Maior parte das denúncias de propaganda irregular foi por aplicativo

Pouco mais de 4.600 mesários vão trabalhar neste primeiro turno, sendo que 92% deles se apresentaram como voluntários. A cidade conta com três zonas eleitorais e a Justiça Eleitoral de Londrina também é responsável por Tamarana (Região Metropolitana de Londrina), que tem uma zona eleitoral e mais de oito mil pessoas aptas a votar. "Espero ter uma eleição muito tranquila em Londrina. Poderemos ter alguns problemas pontuais, isso é natural, mas de um modo geral o eleitor londrinense e de Tamarana, que atendemos, de regra são muito conscientes, responsáveis,. atentos", destacou Maurício Boer, juiz eleitoral.

No Paraná são 8.475.632 eleitores, distribuídos por 186 zonas eleitorais, 4.768 locais de votação, 25.851 seções eleitorais e 29.947 urnas eletrônicas (15% dos equipamentos ficam de reserva). O maior local de votação no Estado é em Foz do Iguaçu (Oeste), no Colégio Anglo Americano, com 13.889 eleitores.

ORDEM DE ESCOLHA

A ordem para escolha dos candidatos será por deputado federal (quatro números), estadual (cinco números), senador (três números), governador (dois números) e presidente da República (dois números). Cada local de votação terá uma pessoa identificada com um colete amarelo para atender as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A preferência para votar são idosos, candidatos, juízes, servidores da Justiça Eleitoral, promotores e policiais militares em serviço.

DOCUMENTO

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos, mas facultativo para quem tem 70 anos ou mais. No dia da eleição os eleitores terão que levar documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação, e-Título (desde que esteja com foto). Mesmo aqueles que serão identificados pela digital precisam levar documento com foto.

A pessoa que estiver fora do domicílio eleitoral poderá justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título ou em uma seção eleitoral da cidade em que estiver. Quem não justificar a ausência no dia da votação tem o prazo de 60 dias para fazer e não pagar multa.

O QUE É PERMITIDO

No domingo está proibido entrar na cabine de votação com o celular, a utilização de alto-falantes, a promoção de carreatas ou passeatas. distribuição de santinhos e propaganda de boca de urna, entre outras restrições. É permitida a manifestação isolada e silenciosa do eleitor, que está liberado para votar usando camiseta com as cores do partido do candidato e adesivos que identifiquem a sua preferência. Cerca de sete mil policiais vão trabalhar em todo o Paraná para garantir a segurança da eleição.

Denúncias, por infrações eleitorais diversas, poderão ser feitas pelo aplicativo Pardal, no site do Ministério Público Eleitoral (www.mpf.mp.br/prepr/denuncia-de-ilicitos) e pelo telefone do Tribunal Regional Eleitoral, (41) 3330-8500 (WhatsApp).

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1