A Justiça Eleitoral de Londrina realizou na manhã desta terça-feira (27), no Fórum Eleitoral, a tradicional cerimônia de auditoria das urnas eletrônicas, que acontece em todo o ano de eleição. Participaram representantes do MP-PR (Ministério Público do Paraná), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) subseção Londrina e do próprio poder Judiciário. Lideranças ligadas aos partidos políticos também foram convidadas, no entanto, nenhuma compareceu.

LEIA TAMBÉM:

+ Candidatos ao governo aceleram agenda na reta final de campanha

+ Como funciona a totalização dos votos e o que são os boletins de urna

A solenidade busca mostrar a integridade das urnas eletrônicas, que são utilizadas no Brasil desde 1996, sem nenhuma denúncia de fraude comprovada. Os presentes no evento puderam escolher aleatoriamente equipamentos de duas zonas eleitorais de cada uma das quatro seções, somando a cidade e Tamarana (Região Metropolitana de Londrina). Os aparelhos estavam guardados no depósito que fica no Fórum.

“(Depois da escolha aleatória) fomos atrás da lista de eleitores dessas seções, ligamos as urnas, confirmamos que não tinha nenhum voto computado nelas tirando a zerésima, que estão ligando normalmente, todas as teclas funcionando, os nomes realmente aparecem nas urnas, que os nomes dos eleitores estão lá”, detalhou o juiz eleitoral Maurício Boer.

Urnas de duas sessões de cada uma das quatro zonas eleitorais foram escolhidas aleatoriamente para teste
Urnas de duas sessões de cada uma das quatro zonas eleitorais foram escolhidas aleatoriamente para teste | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Na semana passada houve a lacração das urnas. Os equipamentos testados nesta terça tiveram o lacre rompido, após a zerésima ser impressa, e novos selos foram colocados. “Tiramos o lacre e sacamos a mídia de resultado e colocamos a mídia de auditoria. Terminou a auditoria, a mídia da auditoria foi sacada, guardada e a mídia de resultado original voltou para a urna e o novo lacre foi colocado”, explicou. No domingo (2), o presidente de seção irá tirar uma nova zerésima antes da votação iniciar para reforçar que não existe nenhum voto computado previamente.

Na sexta-feira (30), parte dos aparelhos será colocada em caminhões, e no sábado, durante todo o dia, ocorre a distribuição nas 1.139 seções eleitorais de Londrina e nas 26 de Tamarana. No total são 1.282 urnas, sendo que aproximadamente 10% ficam como reserva. Nesta quarta (8) haverá uma reunião para definir as rotas de transporte dos equipamentos para os locais de votação.

CONFIABILIDADE

Boer reforçou que as urnas são confiáveis e defendeu a lisura do processo eleitoral brasileiro. “Frisamos que a urna é ligada só na energia elétrica, se falta energia funciona na bateria, não tem como acessar pela internet para querer mudar. Uma vez uma pessoa me falou que quem já trabalhou como mesário não acredita nessa conversa de que urna pode ser alterada, ou seja, quem vê a urna de perto sabe que não tem como alterar o dado. Quem tem dúvidas é convidado a se candidatar como mesário voluntário e trabalhar o dia todo vendo como funciona”, elencou.

Londrina tem cerca de 393 mil eleitores. A votação será aberta às 8h do domingo e vai até 17h. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão pelo horário de Brasília. Ou seja, os municípios em fusos diferentes irão se adequar ao horário da capital federal. Os eleitores terão que escolher, pela ordem, deputados federal e estadual, senador, governador e presidente.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.