Em seu segundo mandato consecutivo como deputada federal, Luísa Canziani (PSD) é mais um dos nomes da política local que não descartam concorrer à Prefeitura de Londrina em 2024.

Em visita à FOLHA nesta segunda-feira (8), a filha do atual presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, disse que aceitará disputar o pleito caso seja essa a decisão do grupo político que orbita em torno da família. Também no PSD, os deputados estaduais Tiago Amaral e Tercilio Turini têm sido cotados para o páreo. O deputado federal Filipe Barros (PL) e o advogado André Trindade (sem partido) são outros nomes de bastidores a constar na corrida municipal.

“O cenário está aberto, o nosso foco é ter uma atuação de excelência em Brasília. A nossa candidatura é uma possibilidade sim, mas eu digo que ninguém é candidato de si mesmo. A gente vai ouvir o nosso grupo e, se o nosso grupo achar que a gente deve ser candidata, nós não iremos fugir da responsabilidade”, declarou a parlamentar.

Independência a Lula

Ela classificou sua posição em relação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “independente”. Ao mesmo tempo, disse ter “entusiasmo” com três possíveis nomes da direita e centro-direita para 2026: os governadores Eduardo Leite (PSDB), Romeu Zema (Novo) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). “É um ideal de fazer política com profissionalismo e tecnicidade”, defendeu.

Pró-regulamentação das redes

Perguntada de sua opinião quanto ao projeto de lei 2.630/2022, conhecido como PL das Fake News, Canziani afirmou ser a favor da regulamentação das redes sociais, mas criticou a urgência do Executivo em tentar votar o texto — a deliberação da pauta acabou adiada após o Palácio do Planalto vislumbrar uma derrota no plenário.

“Diante dos últimos casos de violência nas escolas, por exemplo, a gente precisa que haja um monitoramento por parte do Judiciário e da sociedade civil organizada do que acontece nas plataformas. É importante que haja uma regulamentação, mas que ela possa ser construída dialogando. A gente precisa tirar o aspecto político-ideológico que muitas vezes contamina o debate. Precisaria de mais debate para chegar num texto possível de aprovação.”

Contorno Leste

Canziani contou que já teve reuniões com a equipe do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tentar incluir a obra do Contorno Leste de Londrina dentro da nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que a gestão petista promete lançar.

“São investimentos de grande porte que o governo deseja executar rapidamente. Seria um bom caminho para a gente executar a obra do Contorno Leste”, apontou. Para a parlamentar, a mobilização em torno da inclusão da empreitada nas responsabilidades do lote 3 do pedágio do Paraná também ajuda a dar peso à reivindicação, mas, para ela, o PAC conseguiria acelerar a realização da abertura da nova ligação rodoviária entre a BR-369 e a PR-445.

Ministra em Londrina

Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e Inovação da Casa, a deputada informou que a ministra da área, Luciana Santos, estará em Londrina no próximo dia 18. A agenda contemplará temas como ampliação do programa de Letramento Digital implantado em Londrina e o início das atividades do escritório do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer — anunciada pela pasta em agosto de 2017, a unidade ainda não funciona de fato.