Seja no ímpeto do Palácio Iguaçu em derrubar as amarras judiciais que barram o desenrolar da construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral, ou no esforço concentrado de lideranças de Londrina e região em incluir o Contorno Leste na nova concessão do pedágio, a ambição do poder público e da sociedade civil em emplacar projetos de infraestrutura Paraná afora segue dominando manchetes em 2023.

Também neste ano, ainda no fim de abril, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, recebeu um ofício pedindo o apoio do governo Ratinho Junior (PSD) para uma obra com menos apelo midiático – mas igualmente relevante para uma região com problemas históricos de desenvolvimento econômico e social.

O pedido levado a Curitiba é o asfaltamento da estrada de terra de cerca de 35 quilômetros entre Tamarana e Ortigueira, já entre a região Norte do estado e os Campos Gerais. Assinado pelo deputado estadual Tercilio Turini (PSD) e a prefeita de Tamarana, Luzia Suzukawa (PSDB), o documento é mais um capítulo de uma demanda solicitada há anos por moradores e lideranças dos dois municípios.

“É a abertura de novas oportunidades, geração de emprego, renda. Tanto cresce Tamarana como Ortigueira, e toda aquela região, que são os distritos de Briolândia, Natingui, Assentamento RR e outros núcleos que existem ali com centenas de famílias”, defendeu Suzukawa.

Segundo ela, essas comunidades rurais, por praticidade – mesmo tendo de encarar a poeira ou o barro –, fazem cotidianamente a travessia da ponte do Rio Apucarana Grande, limite entre os dois municípios, para utilizar serviços como o do Hospital São Francisco, gerido pela Prefeitura de Tamarana. “É de suma importância se existe um asfalto na questão de emergência no atendimento à saúde”, exemplificou a tucana.

“NÃO PODE SER SÓ ORTIGUEIRA”

“Caminhões que tiram o eucalipto que vai para a indústria em Ortigueira [unidades Puma, da Klabin] vão via Tamarana, e hoje quem banca com tudo isso [manutenção das vias de terra] é o município [...] O estado fez parcerias com a Klabin ali na região de Telêmaco Borba, Ortigueira, em que a própria Klabin participou de asfaltamento de estradas”, apontou Turini.

A articulação também reúne o deputado federal Filipe Barros (PL) – os dois parlamentares são aliados políticos da gestora de Tamarana. Através de sua assessoria, o congressista disse “insistir e apoiar essa luta”.

“A reivindicação para um tratamento justo da divisão do ICMS [Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços] e dos investimentos entre os municípios produtores de matéria-prima para as duas unidades industriais da Klabin, beneficiária de incentivos fiscais no Paraná, passa inicialmente por reconhecer a necessidade de asfaltar a estrada que liga Tamarana a Ortigueira”, argumentou Barros, lembrando que a corporação é uma das atendidas pelo Programa Paraná Competitivo, do governo estadual.

“A fábrica da Klabin tem melhorado muito o orçamento de Ortigueira, já tem reflexo no IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]. Agora não pode ser só em Ortigueira, tem que melhorar para todo mundo que participa com matéria-prima”, reforçou Turini, sinalizando que, caso não encontre respaldo no estado, estuda bater às portas do governo Lula (PT) para viabilizar o asfaltamento junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).

RICARDO BARROS NÃO FALA, KLABIN "NÃO FOI ACIONADA"

A FOLHA procurou Ricardo Barros, mas, por meio de sua assessoria de imprensa, o secretário disse que não iria comentar o tema. Em nota, a Klabin respondeu que “não foi acionada sobre uma possível parceria em obras de infraestrutura viária entre Tamarana e Ortigueira, e que aguarda os desdobramentos das tratativas entre Legislativo e Executivo para entender e debater o assunto.”

Embora a pauta ainda não dê sinais explícitos de avanço, a prefeita segue com discurso otimista. “Estamos com a grande expectativa de que isso pode acontecer [...] Temos esperança de que o governador Ratinho Junior vai olhar essa causa com muita consideração e empenho.”