O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, Emil Tomás Gonçalves, bloqueou nesta sexta-feira (21) os bens do deputado estadual Boca Aberta Jr. (Pros) e de uma assessora dele por desvio de kits esportivos da Paraná Esporte, órgão vinculado à Seed (Secretaria Estadual de Educação). A decisão foi tomada liminarmente. O valor bloqueado corresponde a R$ 204.218,00, o mesmo que o Ministério Público afirma ter sido desviado pelo parlamentar e a funcionária comissionada.

Imagem ilustrativa da imagem Justiça bloqueia bens de Boca Aberta Jr. por desvio de kits esportivos
| Foto: Reprodução/ALEP

Leia também:

Paraná Esporte investiga entrega de kits por Boca Aberta Jr. às escolas

Mais um diretor confirma entrega de kits esportivos com itens faltantes por Boca Aberta Jr.

De acordo com as investigações, apenas 35% dos itens foram entregues a cinco colégios estaduais de Londrina. O político teria ludibriado os diretores das instituições de ensino, beneficiadas por meio de uma indicação com camisas, calções, meias, coletes, bolas e outros materiais. O restante teria sido usado por Boca Aberta Jr. para entregas em diversos bairros da cidade. Os promotores consideraram essa conduta como uma "inversão do público-privado".

A acusação foi formalizada depois de a denúncia ter sido mostrada com exclusividade pela FOLHA. A reportagem identificou que as escolas deveriam receber 764 itens no total. As entregas ocorreram entre agosto e setembro do ano passado. Na ação, o MP afirma que o deputado procurou a Paraná Esporte dizendo que as unidades educacionais não tinham como "retirar e transportar os materiais". Os diretores também não sabiam que o parlamentar iria entregar os kits acompanhado de sua equipe.

Em entrevista coletiva nesta sexta, o promotor Renato de Lima Castro informou que Boca Aberta Jr. foi advertido por representantes da Paraná Esporte a devolver os kits depois que as irregularidades foram descobertas, o que não aconteceu. "Ele pode ser responsabilizado criminalmente por esse ato. Vamos enviar o processo para a Procuradoria-Geral de Justiça, que vai analisar se oferece a denúncia por peculato (desvio de dinheiro público)", disse.

O político comentou que só iria se pronunciar assim que fosse intimado, mas o deputado federal Boca Aberta, também do Pros, falou em nome do filho. "Isso (kits desviados) é mentira. Temos os comprovantes dos pagamentos. Nós entregamos os kits da forma certa. Entregamos com as caixas fechadas", explicou.