O prefeito reeleito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PMDB), 59 anos, está internado em um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital do Coração de Londrina desde o dia 24 de dezembro, véspera do Natal. Segundo familiares, o prefeito permanece na UTI respirando com ajuda de máscara de oxigênio, mas com previsão para ser transferido para o quarto ainda nesta semana.

.
. | Foto: Divulgação Prefeitura de Faxinal

Diagnosticado com a doença, Cantagallo chegou a ter 75% do pulmão comprometido. No entanto, um dos seus filhos, Rafael Cantagallo informou que nesta segunda-feira (4) o raio-X já mostrou melhora significativa no quadro. "A cidade toda está em oração" disse à FOLHA. Rafael contou ainda que o pai está consciente e está conversando normalmente.

Reeleito em Faxinal com 82,60% no dia 15 de novembro, Ylson Álvaro Cantagallo se preparava para assumir mais um mandato na Prefeitura de Faxinal, mas não chegou a assumir o cargo oficialmente no dia 1º de janeiro de 2021. O vice-prefeito, Pedro da Silva Moreira, conhecido como Gaudério (PSL), depois de assumir interinamente após um posse 'modesta' no dia 1º de janeiro disse que tem encontrado dificuldades para administrar o município nestes primeiros dias do ano. "Choveu 150 milímetros em duas horas neste domingo. Parte das estradas rurais sofreu com a enxurrada, houve queda de pontes".

Ele apontou ainda que o Ministério Público emitiu recomendação administrativa para nomeação apenas de pessoas concursadas para alguns cargos e tem sofrido com a falta de pessoal. "Estou sem ajuda para reconstruir o prejuízo da chuva e essa situação deve ser solucionada apenas dia 11".

Faxinal, que fica a 100 km de Londrina, tem cerca 16 mil habitantes e tem 537 casos confirmados e oito mortes em decorrência da infecção desde março de 2020. "Esta pandemia está judiando do mundo né, mas aqui na nossa cidade está controlado. Estamos torcendo para que o prefeito se recupere logo." finalizou.

mockup