O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PMDB), 59, precisou ser transferido para um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivo para o tratamento da Covid-19 em Londrina. Diagnosticado com a doença, Cantagallo chegou a ter 75% do pulmão comprometido, segundo a família. No entanto, apresentou melhora do quadro clínico durante esta quarta-feira (30).

Imagem ilustrativa da imagem Diagnosticado com Covid-19, prefeito de Faxinal é transferido para Londrina
| Foto: Divulgação Prefeitura de Faxinal

De acordo com um dos seus dois filhos, Rafael Cantagallo, 30, os sintomas da Covid-19 começaram a ser percebidos no dia 16 de dezembro. No dia 24 de dezembro, Cantagallo foi internado na UTI do Hospital do Coração com "50% do pulmão comprometido", informou o filho.

"Ontem (quarta-feira) apresentou uma melhora, está consciente. E hoje já está bem melhor do que ontem. Os exames mostraram que ele está estável. Mas estamos pedindo as orações de todos e ele vai ser dessa", pediu.

Localizada a cerca de 100 quilômetros de Londrina, Faxinal somava até esta terça-feira 505 casos confirmados de Covid-19. Desde o início da pandemia, nove pessoas já perderam a vida em razão da doença, sendo cinco homens e quatro mulheres. Ainda conforme o boletim divulgado pela Prefeitura do município, 97 pessoas ainda aguardavam os resultados dos exames.

Ylson Álvaro Cantagallo se prepara para assumir mais um mandato na Prefeitura de Faxinal. Ele foi reeleito no dia 15 de novembro com 82,60% do eleitorado, ou seja 7.146 votos. Em segundo lugar na disputa, o candidato do PT Professor Arildo teve 1.505 votos, ou 17,40% do eleitorado. Ainda segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a abstenção no município foi de 3,71% e 5,93% foi o percentual de voto nulos.