A sete meses das eleições de outubro de 2022, o Instituto Aquário divulgou a terceira edição do ranking dos deputados estaduais mais influentes do Paraná na Internet. Com 778 mil seguidores somente no Instagram, a deputada Cantora Mara Lima (PSC) lidera a pesquisa. Além da atuação política no seu terceiro mandato na AL (Assembleia Legislativa), a parlamentar é cantora gospel, empresária do setor musical e radialista. Entretanto, na metodologia da pesquisa o número de seguidores tem peso dois. O Instituto disponibilizou a equação elaborada para desenvolver o ranking, que inclui envolvimento do público, que tem peso cinco, e quantidade de postagens, cujo peso é um.

Imagem ilustrativa da imagem Instituto divulga ranking dos deputados mais influentes do Paraná na Internet
| Foto: Dálie Felberg/Alep

No topo do ranking dos políticos influentes nas redes aparecem outros nomes que não estão entre os que mais usam os microfones do plenário da AL. É o caso do policial militar e deputado Soldado Adriano José (PV), que foi eleito pela região de Maringá (Noroeste) para o primeiro mandato em 2018 em dobradinha política com o deputado federal Sargento Fahur (PSD). Ambos puxados pela onda bolsonarista e com discurso "linha dura" na Segurança Pública.

Em terceiro lugar aparece o deputado bolsonarista Ricardo Arruda (PSL), em quarto o deputado e radialista Galo (Podemos), na sequência o deputado Mauro Moraes (PSD). Em sexto no ranking, o primeiro deputado mais à esquerda que aparece é Requião Filho (MDB), que faz oposição ao governador Ratinho Junior (PSD).

REGIÃO DE LONDRINA

Entre os deputados da região de Londrina, Cobra Repórter (PSD) é o melhor posicionado no ranking de influentes na Internet, em oitavo lugar. Ele tem 142.556 seguidores, considerando as três principais redes (Facebook, Twitter e Instagram) e com envolvimento e número de postagens acima da média entre seus pares no Legislativo.

Entre os 54 parlamentares paranaenses, Tiago Amaral (PSB) está na 21ª posição, Boca Aberta Junior (Pros) na 49º e Tercilio Turini (CDN) na 51ª colocação do ranking do Instituto Aquário

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| Foto: Dalie Felberg/Alep

Questionado pela FOLHA, Cobra Repórter considerou que as redes sociais são ferramentas importantes para divulgar e dar transparência à atividade parlamentar. "São canais importantes para mostrar nosso trabalho e deixar o mandato transparente. A rede social também serve para manter esse diálogo com o eleitor e as pessoas interagem demais nesse sentido. Embora eu ainda acredite na mídia conceituada: rádio, televisão e jornal", respondeu o deputado.

Para o parlamentar, o posicionamento neste ranking não terá um peso significativo para traduzir em votos para a reeleição. "Eu vejo que ajuda na reeleição, é um trabalho com constante, com bons projetos, de boas interlocuções com os municípios. Você ter uma rede social forte não quer dizer em facilidade numa reeleição não. Até porque tem deputados que não tem rede social forte e tem muitos votos. É claro em alguns casos que a rede social pode colaborar, como foi o do (ex-deputado) Delegado Franscischini (União Brasil), que foi o mais votado no Paraná em 2018 e em Londrina, mas era um trabalho muito forte em rede social, com muito investimento e eu estou longe disso", avaliou Cobra Repórter.

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ESTRATÉGIA

De acordo com o sócio-diretor do Instituto Aquário e analista de big data da empresa, Luann Medeiros, a publicação servirá como uma avaliação prévia de relevância da internet dos políticos. “Esse é o momento para avaliar como estão suas redes e também as dos teus adversários. Um trabalho de diagnóstico é fundamental para saber todas as informações das tuas redes. Por exemplo, seus seguidores são do Paraná? Eles estão na sua região de atuação? Quais as bandeiras ou projetos que eles buscam? As respostas para estas perguntas são fundamentais para construir uma estratégia digital eficiente”.

Também diretor do Instituto, o analista político Leandro Duarte disse que o prazo de sete meses é curto para conseguir construir uma imagem para um candidato nesses canais. "Quem não possui mandato precisa de forma urgente elaborar uma estratégia de pré-campanha para se apresentar ao grande público. E quem tem mandato tem que conferir se a rede é, de fato, relevante o suficiente para garantir a reeleição”, alertou.

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