Filipe Barros e Gleisi lideram ranking de congressistas paranaenses mais influentes na Internet


Guilherme Marconi - Grupo Folha
Guilherme Marconi - Grupo Folha

O deputado federal Filipe Barros (PSL) lidera o ranking de congressistas mais influentes do Paraná na Internet, segundo levantamento feito pela empresa de comunicação Aquário e divulgado nesta segunda-feira (5).   Em segundo lugar aparece a deputada federal Gleisi Hoffman (PT) e em terceiro o deputado federal Sargento Fahur (PSD). Entre os três senadores, o melhor colocado é Alvaro Dias (PODE) que é o quarto mais influente nas redes, segundo os critérios estabelecidos na pesquisa. O deputado federal, Boca Aberta (Pros), também eleito pela região de Londrina, aparece em sexto lugar, atrás do deputado Paulo Eduardo Martins (PSC). 


 

Filipe Barros e Gleisi lideram ranking de congressistas paranaenses mais influentes na Internet
Cleia Viana/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícia
 



A pesquisa traz a posição dos 30 deputados da bancada paranaense e dos três senadores. Ainda na região de Londrina, a deputada Luísa Canziani (PTB) aparece na 23º posição e Diego Garcia (PODE)  está como 11º mais influente na Internet.  Para desenvolver o ranking, a empresa elaborou uma equação, que levou em conta as seguintes variantes: quantidade de seguidores nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter); quantidade de postagens; quantidade total de envolvimento com as publicações. Cada critério tem um peso diferente, de acordo com o que as redes sociais levam em consideração. Os dados foram coletados do dia 1º de janeiro de 2021 a 31 de março de 2021, por meio da ferramenta Semrush. 


O objetivo do estudo é verificar quem faz o melhor trabalho nas redes sociais, ou seja, quem se comunica melhor e envolve os seguidores com suas publicações. “O parlamentar que se destaca na internet tem uma boa probabilidade de se reeleger. Aquele que não leva muito a sério este campo, contudo, pode ter muita dificuldade nas próximas eleições. Por isso entendemos que o levantamento pode servir como um termômetro para a corrida eleitoral de 2022”, aponta o especialista em big data e sócio da Aquário Comunicação, Luann Medeiros.


O processo de elaboração do ranking começou com a definição dos dados que se tornaram grandezas. O envolvimento recebeu peso 5. Já o número de seguidores ganhou peso 4 e a quantidade de postagens ganhou peso dois. Quem tem mais seguidores no total é deputado Sargento Fahur com 5,7 milhões nas três principais redes; Gleisi tem 2,6 mi; Alvaro 1,9 mi e Filipe aparece com 1,4 milhões de seguidores, entretanto quando se leva em conta as interações e engajamento, Filipe lidera com 23.606.602, o que eleva o parlamentar londrinense ao topo por conta da equação estabelecida neste ranking. 

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo