Imagem ilustrativa da imagem Força-tarefa do Incra entregou 318 títulos no Eli Vive I e II, em Lerroville
| Foto: Divulgação

O Incra no Paraná concluiu, nesta sexta-feira (12), a força-tarefa para emissão de Títulos de Domínio aos agricultores nos projetos de assentamento Eli Vive I e II, no distrito de Lerroville, em Londrina. Ao todo, foram entregues 318 documentos, sendo que 150 foram emitidos na semana passada e 168 nesta semana. Este foi o segundo mutirão realizado pelo Incra com a mesma finalidade.

No primeiro, entre os meses de junho e julho, foi realizada a regularização do cadastro dos assentados. As duas etapas aconteceram no Ginásio do Colégio Maria Helena Davatz, na quadra de esportes da escola. Os agricultores vivem na área há mais de 13 anos e era considerado o maior assentamento em área de Reforma Agrária em região metropolitana do Brasil. No total, aproximadamente 501 famílias ou em torno de 3 mil moradores vivem numa área de 7,5 mil hectares na zona rural em Lerroville;

A entrega dos títulos em Lerroville foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) durante visita a Londrina em abril deste ano na ExpoLondrina. O deputado federal Filipe Barros (PL) destinou recursos de R$ 900 mil para que essas atividades de regularização títulos do Incra acontecessem no Paraná. O discurso do presidente sobre a entrega dos títulos foi feito semanas depois da visita do ex-presidente e principal adversário político , Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que esteve no assentamento do MST em Lerroville, em 19 de março deste ano, em evento de pré-campanha.

Leia mais: Bolsonaro faz discurso em tom de campanha na ExpoLondrina

O deputado afirma que o objetivo da ação é garantir a segurança jurídica necessária para a permanência do produtor rural no lote, permitindo uma maior inserção desses agricultores no mercado. "Com os títulos em mãos os agricultores terão acesso a novas linhas de fomento e crédito ofertados pelo Governo Federal e assim terão também possibilidades de aumentar a produção e de melhor a qualidade de vida, por isso os momentos registrados nos dois Mutirões do Incra retratam os sentimentos de alegria, liberdade e prosperidade. O momento é de felicidade para centenas de famílias de Lerroville. Agora, eles são donos da terra, com liberdade para produzirem em seus lotes", disse Filipe Barros.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1