O empresário Alvaro Junior confirmou presença como candidato a prefeito de Londrina na noite de quarta-feira (16) em nova reunião do PV (Partido Verde). A convenção oficial foi realizada no dia 12 de setembro, mas a legenda não tinha batido o martelo e agora deverá retificar a ata e enviá-la à Justiça Eleitoral. O candidato a vice é o empresário Luciano Mendes, que saiu também do PV, em chapa pura.

Imagem ilustrativa da imagem Empresário decide disputar prefeitura de Londrina pelo PV
| Foto: Roberto Custódio

Na convenção, a sigla só tinha definido os 26 candidatos a vereador, sem candidato a prefeito e vice. Com a confirmação do empresário, o quadro atual é de 10 postulantes a prefeito de Londrina. "Definimos nos acréscimos. O partido tinha feito o convite, mas precisei avaliar por conta das minhas empresas. Não queria sair candidato por sair candidato, não seria justo com a cidade. Precisa ser sério e ter candidatura aí que não é séria", avalia.

O empresário diz que um grave problema a ser resolvido no município é o rombo na Caapsml (Caixa de Assistência de Aposentadoria e Pensões). "Temos um rombo tremendo que vai afundar a prefeitura. Em segundo lugar, nos últimos seis anos Londrina perdeu 17 mil empregos. Precisamos criar oportunidades para o empresário criar empregos. Tem que trazer indústria. E o que se vê por aqui são empresas indo para Rolândia e Cambé."

Em ataque à atual administração, Alvaro Junior critica os empréstimos feitos para obras e asfalto. "Londrina precisa de um gestor que saiba administrar, e eu sei administrar. Emprego é a única forma de gerar tributos. O meu principal objetivo como prefeito é gerar 20 mil empregos em quatro anos."

Vereador no início da década de 1990, Alvaro Junior avalia que Londrina empobreceu nas últimas décadas. "Londrina era a terceira cidade do sul do país e agora nós caímos para a quarta. Aquela época todo mundo queria vir para cá e agora quer sair. Londrina respirava desenvolvimento. Só pegar os jornais da época. Além da desigualdade, precisamos dividir a renda e fazer a política para distribuir oportunidade", afirma.

TRAJETÓRIA

Alvaro Loureiro Junior, 61 anos, é um comerciante proprietário de uma rede de papelarias e tem ensino superior incompleto. Na política, antes dos 30 anos de idade foi vereador entre 1989 e 1992 pelo PDT, na época o empresário lembra que votou na Câmara o projeto que institui a atual Lei Orgânica de Município, que é a lei maior de uma cidade, pois disciplina as regras de funcionamento da administração pública e dos poderes municipais

Já no PV voltou a disputar vaga de deputado na Assembleia Legislativa do Paraná, mas não foi eleito.

Leis mais: Conheça os demais nove candidatos