O presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, esteve em Londrina nesta quarta-feira (16) conversando com juízes e servidores de cartórios eleitorais de Londrina e região. O motivo da visita é preparar e organizar os processos das eleições deste ano.

Moura, que assumiu o cargo no dia 1º de fevereiro, destacou aos magistrados os procedimentos a serem adotados, principalmente em relação à segurança das urnas eletrônicas, de forma a garantir a tranquilidade e transparência nas eleições. “O maior desafio é a transparência envolvendo as urnas eletrônicas. Temos que mostrar à sociedade que a urna é segura e o meio mais célere que temos para as eleições. Não temos nenhuma notícia até o presente momento de fraude nas urnas. É com elas que devemos trabalhar, apesar das notícias inverídicas”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Em Londrina, presidente do TRE fala em promover o voto de jovens
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

JOVENS ELEITORES

À FOLHA, Moura destacou a importância da participação de jovens nas eleições. "Notícias de corrução e situações similares, assim como a circulação de notícias falsas, têm levado muitas pessoas, principalmente os jovens entre 16 e 17 anos, a não buscarem o título de eleitor", afirmou.

Para ele, o não alistamento decorre do momento político atual. "Mas temos que trazer ao jovem a consciência da renovação do mundo político. É o jovem que pode mudar tudo isso. Temos que incentivá-lo a buscar seu título eleitoral e a participar do processo democrático”, enfatizou.

Outro esforço apontado pelo presidente do TRE é o de promover o voto daqueles que possuem mais de 70 anos e que estejam, por exemplo, em instituições de longa permanência. “O TRE tem que ir aonde o eleitor está e não o inverso. Então, uma das propostas do TRE é otimizar, promover esse voto. Esses idosos também fazem parte da nossa sociedade. Eles também têm cidadania”, completou.

Para estimular eleitores e eleitoras de 16 e 17 anos a exercer a cidadania por meio do voto, a Justiça Eleitoral promove desde 2015 a campanha Semana do Jovem Eleitor, reforçando a importância do compromisso, mesmo que para esse público o voto seja facultativo. Em 2020, nas últimas eleições municipais, 0,69% (1.030.563) do eleitorado em todo o País tinha 16 e 17 anos.

Os jovens que irão completar 16 anos até a data do primeiro turno das eleições (2 de outubro) já podem tirar o título de eleitor e votar. A data final para a solicitação é 4 de maio. O processo pode ser feito pela internet, por meio do site do TRE-PR ou pessoalmente, no cartório eleitoral.

“Se o jovem optar em vir ao Fórum Eleitoral de Londrina, o título sai na hora, mediante a apresentação de documentos como RG ou Certidão de Nascimento original e o comprovante de endereço (em nome dos pais). Se possível, estar acompanhado dos pais, mas não é obrigatório”, explicou o juiz da 41ª Zona Eleitoral de Londrina, Maurício Boer.

FAKE NEWS

“É por meio do voto que vamos escolher quais são os nossos representantes, aqueles que vão ditar os rumos do nosso futuro. Isso impacta em como esses jovens vão estudar, como vão trabalhar, se vão conseguir morar melhor e ter condições de progredir na vida, enfim, é por meio das políticas públicas que nós vamos vislumbrar nosso futuro”, afirmou Wellington Moura.

O desembargador aproveitou para alertar sobre as "armadilhas" do mundo virtual. “No ambiente virtual transitam informações verdadeiras e falsas. Todos nós temos que estar muito atentos nas informações que recebemos, não acreditar nelas de início e sempre procurar checar em fontes confiáveis, como na própria Justiça eleitoral ou através dos órgãos de imprensa”, comentou.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza um programa denominado “Fato ou Boato”, no qual o público pode checar, pelo site oficial, se a informação é falsa ou verdadeira. O mesmo objetivo tem o programa estadual “Gralha Confere". Entre as notícias falsas que circularam recentemente e estão sendo esclarecidas pelo programa é a de que os eleitores sem biometria estariam impedidos de votar e também que o TSE estaria discutindo o passaporte de vacina nas eleições.

PRAZOS

Mais um ponto destacado pelo presidente do TRE é sobre os prazos do processo eleitoral. A FOLHA noticiou a publicação do TRE de um documento com regras compiladas das eleições 2022. “Essa cartilha dá prazos importantes para a observância do processo eleitoral. Ultrapassado os prazos, já não podemos fazer mais nada como, por exemplo, a possibilidade de fazer o alistamento eleitoral (tirar o título de eleitor), que é até o dia 4 de maio, prazo fatal também para regularizá-lo", afirmou. Somente no Paraná, dos pouco mais de 8,1 milhões de eleitores ativos, cerca de 200 mil estão irregulares.

Imagem ilustrativa da imagem Em Londrina, presidente do TRE fala em promover o voto de jovens
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

O prazo até 4 de maio também vale para pedidos de transferência. “Não queremos que o eleitor venha a sofrer com filas ao redor do cartório. Tudo isso pode ser feito através da internet, pelo site do TRE. Não precisa ir ao cartório eleitoral”, completou. A cartilha, segundo Moura, traz também a data final de 2 de abril para aqueles que, eventualmente, queiram se candidatar para as eleições. (Com Tribunal Superior Eleitoral)

Leia mais: Barroso volta a defender banimento do Telegram

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.