Imagem ilustrativa da imagem Eleições provocam mudanças no secretariado do governo Ratinho Junior
| Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

Com o término do prazo para a desincompatibilização nesta sexta-feira (1º) determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os ocupantes de alguns cargos públicos e que pretendem concorrer nas próximas eleições precisam deixar as funções seis meses antes do primeiro turno. No governo Ratinho Junior (PSD), ao menos quatro secretários vão sair para a disputada eleitoral e na gestão Marcelo Belinati (PP) apenas o secretário de Governo, Alex Canziani (PSD). optou por concorrer a uma vaga na AL (Assembleia Legislativa).

Dentre os secretários estaduais deixam as pastas para voltar à Câmara dos Deputados Ney Leprevost (PSD), que ocupou a Secretaria de Justiça e Cidadania, e Sandro Alex (PSD), da Infraestrutura e Logística. Com a volta dos dois parlamentares a Brasília, os deputados federais Evandro Roman (PP) e Reinhold Stephanes Junior (PSD) perdem os mandatos como suplentes.

O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes (PSD), e o responsável pela pasta de Administração e Previdência, Marcel Micheletto (PL), reassumem suas cadeiras como deputados na Assembleia Legislativa. Com isso, dois parlamentares que lideraram a bancada de apoio ao governo Ratinho Junior voltarão à suplência. São eles o líder da situação, deputado Hussein Bakri (PSD), e o vice-líder, deputado Gugu Bueno (PSD).

“Tivemos todos os projetos do governo aprovados, embates difíceis, mas vencemos. Propostas nem sempre populares, mas necessárias para o Paraná ter hoje suas contas equilibradas e em dia. Ressalto o apoio que tive de meus colegas e especialmente da Mesa Executiva, com quem sempre trabalhamos em conjunto”, afirmou Bakri em tom de despedida na sessão da última quarta-feira (31).

LEIA TAMBÉM:

Deputado Filipe Barros segue Bolsonaro e migra para o PL
Para Silvestri, desistência de Moro pode mexer na disputa estadual

Já os deputados licenciados que cumpriam função de secretários de Estado deverão retornar a seus mandatos na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara dos Deputados na próxima semana. Guto Silva (PP) já havia deixado a Casa Civil em janeiro para voltar à AL e tentar se lançar pré-candidato ao Senado pelo grupo do governador.

NOVOS NOMES

Dois novos secretários de Estado que estavam no segundo escalão do governo já foram anunciados oficialmente em Diário Oficial do Estado. Na pasta de Desenvolvimento Sustentável e Turismo foi nomeado Everton Luiz da Costa Souza, que era o presidente do IAT (Instituto Água e Terra). Já na pasta de Administração e Previdência assume o posto o ex-diretor-geral Elisandro Pires Frigo. Já os nomes para Justiça e Cidadania e Infraestrutura não foram divulgados.

Em Londrina, o prefeito Marcelo Belinati (PP) não definiu quem irá assumir a Secretaria Municipal de Governo no lugar de Canziani. Sondados, Marcelo Canhada (Planejamento) e Bruno Ubiratan (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) permanecem à frente das respectivas pastas.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.