A DPE-PR (Defensoria Pública do Estado do Paraná) e o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) lançam O desafio Jovem Eleitor, quiz digital educativo para eleitores e eleitoras que votam pela primeira vez no domingo (4). Temas como sistema de votação, uso de inteligência artificial, desinformação e cotas ganham destaque ao longo da interatividade.

Além do teste com perguntas e respostas sobre diferentes temas relacionados à eleição, o material oferece educação em direitos e fontes seguras de informação para jovens. Para jogar, basta clicar AQUI e acessar o link na internet.

'Jovens devem receber atenção prioritária'

O projeto é uma parceria entre Núcleo da Infância e Juventude, Diretoria de Comunicação e Escola da DPE-PR com a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná. O jogo resulta de um Acordo de Cooperação Técnica firmado neste ano entre Defensoria e Tribunal Eleitoral para produção de conteúdos orientativos relacionados ao processo eleitoral e cidadania, com ênfase no público infantojuvenil.

Leia mais:

“Esta iniciativa une duas frentes de atuação da Defensoria Pública”, afirma Matheus Munhoz, defensor público-geral do Paraná. “Por um lado, a missão de educar em direitos, sempre com uso da tecnologia e da linguagem simples, dialogando com os temas que fazem parte do dia a dia da população, como são as eleições. Do outro, o foco nos mais jovens, que devem receber atenção prioritária no acesso a seus direitos”. Munhoz ressalta ainda a importante parceria com o Tribunal para disseminação de informação de qualidade e união das instituições em prol do fortalecimento da democracia.

O defensor público e coordenador do Núcleo da Infância e Juventude, Leonardo Canella, explica que o objetivo é trazer o jovem para a vida política, conforme a previsão constitucional do voto facultativo, a partir dos 16 anos, de forma leve, consciente e com a linguagem da geração. “Esperamos que a população conheça a ferramenta e compartilhe para que mais jovens cheguem no dia da eleição cientes da importância de sua participação”.

Dentro das ações do TRE-PR, o material integra também o Parlamento Jovem, que simula etapas do processo eleitoral e do exercício do mandato legislativo com estudantes de todo o Paraná. Neste ano, 26 mil jovens participam do projeto.

“O quiz eleitoral trazido pela Defensoria Pública é fantástico, estimulando o jovem a pensar sobre o funcionamento do sistema, e traduz a ideia de que a democracia somente se consolida com a maior participação de todos os eleitores possíveis”, diz Luciano Carrasco Falavinha Souza, desembargador e presidente do TRE-PR.

(Com informações da Assessoria do DPE-PR)

mockup