| |

Política 5m de leitura

Decisão favorável no TRE ao PDT poderá reconduzir Roberto Fú à Câmara

ATUALIZAÇÃO
18 de dezembro de 2020

Guilherme Marconi - Grupo Folha
AUTOR

Em decisão histórica, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) julgou procedente nesta quinta-feira (17) a ação anulatória proposta pelo candidato  a vereador de Londrina, Zezinho Fisioterapeuta (PDT), e reconheceu que houve a violação dos direitos da pessoa com deficiência.  

José Giuliangeli Castro, conhecido como Zezinho Fisioterapeuta, é deficiente visual há 27 anos e deixou de complementar sua prestação de contas referentes as eleições de 2018, porque não compreendeu o teor de uma intimação que lhe foi entregue por escrito.

O advogado do candidato, Jordan Rogatte, disse que o TRE reconheceu que o candidato com deficiência visual tem direito a intimação diferenciada, conforme assegurado pela Convenção Internacional da Pessoa com Deficiência, Constituição Federal e Estatuto da Pessoa com Deficiência.

 

Com esta decisão, o registro de candidato de Zezinho Fisioterapeuta foi deferido e os 1080 votos obtidos por ele passam a ser computados ao PDT Londrina. Isto é, pelo cociente eleitoral a legenda passa a ter direito a uma vaga na Câmara Municipal de Londrina, a qual deve ser ocupada por Roberto Fu que poderá passar para o quinto mandato consecutivo.

Com a possível confirmação, quem poderá perder a cadeira é o MDB que elegeu Mario Correa Faria Junior, o servidor público conhecido como 'Marinho' que obteve 1.990 votos em 15 de novembro. Já Fú conquistou 1.844 votos, mas com a soma dos votos de Zezinho, o PDT ultrapassa o MDB na soma da legenda.  Ainda cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

 

 Procurado pela FOLHA, Marinho diz que  terá uma resposta na tarde de sexta, antes da diplomação marcada para às 16h. Roberto Fú estava participando de sessão da Câmara e não atendeu as ligações.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS